Saúde distribui cerca de 100 mil preservativos no Massayó Verão

Secretaria de Saúde de Maceió intensifica ações de prevenção, reforçando compromisso com a comunidade

Wilson Smith/Ascom SMS 22/01/2024 às 14:42
Saúde distribui cerca de 100 mil preservativos no Massayó Verão
Ao todo, foram distribuídos 86.400 preservativos externos, 6.000 internos e 10.000 sachês de gel lubrificante. Foto: Secom Maceió

A Coordenação de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), HIV/Aids e Hepatites Virais da Secretaria de Saúde de Maceió (SMS) deu continuidade às ações preventivas durante o Verão Massayó, no último final de semana do evento. Ao todo, foram distribuídos 86.400 preservativos externos, 6.000 internos e 10.000 sachês de gel lubrificante, reforçando o compromisso da SMS com a promoção da saúde e prevenção de doenças.

Teresa Carvalho, técnica da coordenação de ISTs da SMS, destacou a importância da ação como uma oportunidade, não apenas de fornecer insumos de prevenção, mas também de promover educação em saúde. "O evento nos possibilitou a chance de realizar uma ação ampliada de educação em saúde, assegurando o acesso facilitado das pessoas aos insumos de prevenção, à informação adequada relacionada a dúvidas individuais ou serviços e, principalmente, à orientação acerca da prevenção combinada", afirmou.

A prevenção combinada, abordagem que integra diferentes estratégias de prevenção, foi um dos focos da ação. Nela, foram integradas a distribuição de preservativos e gel lubrificante, informações e orientações sobre serviços disponíveis, visando ampliar o nível de entendimento e conscientização da população atendida no local. A técnica ressaltou que a finalidade dessas intervenções é a promoção da saúde das pessoas, incentivando-as a protagonizar o autocuidado.

De acordo com Teresa, durante o Verão Massayó, a equipe teve um contato significativo com a população jovem. A técnica Teresa Carvalho destacou a importância desse contato, afirmando que a partir dos questionamentos dos jovens, foi possível esclarecer dúvidas e fornecer informações relevantes sobre prevenção de ISTs, HIV/Aids e Hepatites Virais. "Ao interagir com a população jovem, temos a oportunidade de entender suas necessidades e preocupações. A resposta positiva à nossa iniciativa reforça a importância de eventos como esses que a Prefeitura de Maceió vem realizando para grandes públicos, para a promoção da saúde e a disseminação de práticas preventivas", acrescentou.

A SMS reafirma seu compromisso com a saúde da população, desenvolvendo ações preventivas que impactam positivamente na qualidade de vida dos maceioenses. A distribuição expressiva de preservativos externos e internos, juntamente com sachês de gel lubrificante, é mais um passo significativo na promoção da saúde sexual e na redução da transmissão de infecções sexualmente transmissíveis em Maceió.

SMS

Secretaria Municipal de Saúde

Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.