Saúde disponibiliza serviços de prevenção e tratamento para o Diabetes Mellitus

Dia Mundial do Diabetes Mellitus, comemorado nesta terça-feira (14), lembra a importância da adoção de hábitos saudáveis como forma de evitar a doença

Polyanna Monteiro- Ascom SMS 14/11/2023 às 09:43
Saúde disponibiliza serviços de prevenção e tratamento para o Diabetes Mellitus
Foto: Ascom SMS

Nesta terça-feira, 14 de novembro, é comemorado o Dia Mundial do Diabetes Mellitus, doença caracterizada pela baixa produção ou má absorção de insulina e que pode levar a sérios comprometimentos do corpo. A data existe para estimular uma maior discussão sobre o tema e o aumento das ações de promoção e prevenção junto à população.

Segundo a Sociedade Brasileira de Diabetes, o Brasil conta, atualmente, com mais de 13 milhões de pessoas acometidas pela enfermidade, o que configura o índice de 6,9% da população do país.

Para a nutricionista Taísa Lira, da Secretaria Municipal de Saúde, os números expressivos do diabetes estão relacionados à transformação do estilo de vida da população mundial nas últimas décadas.

“Não só diabetes, mas também outras doenças, como hipertensão e obesidade, têm sido cada vez mais frequentes na população e isso, sem dúvida, está relacionado aos maus hábitos tanto alimentares como em outros aspectos da vida. A falta de exercício físico regular, o baixo consumo de alimentos in natura e a grande presença de alimentos processados na rotina das pessoas são exemplos desse contexto que tem ocasionado tantas doenças na população”, enfatizou a profissional.

Em Maceió, o estímulo à adoção de práticas alimentares saudáveis é contínuo e diário nas unidades da rede municipal de saúde. Equipamentos municipais atuam de forma determinante com a oferta de ações educativas e de assistência de profissionais da saúde, desde a prevenção até o tratamento da doença em si.

Trata-se de um trabalho contínuo que envolve atividades de promoção à saúde como oficinas, dinâmicas, atendimento com equipes multiprofissionais e palestras que mantém o tema em discussão para ampliação  do conhecimento da comunidade.

 “O combate do diabetes está intimamente ligado à mudança de hábitos de vida e, dentre eles, está a alimentação, que se for levada a sério se configura como forte aliada para a obtenção de maior qualidade de vida por contribuir, de forma decisiva, para o fortalecimento do sistema imunológico e evitar o desenvolvimento de doenças no organismo”, acrescentou Taisa.

O atendimento nutricional em Maceió está distribuído em todas as unidades de saúde da capital e colabora fortemente com as ações destinadas ao combate do diabetes. A rede conta com nutricionistas nas unidades de saúde, Centros de Atenção Psicossocial, Serviço de Atenção Domiciliar, Centro de Saúde do Trabalhador, Serviço de Atenção à Saúde do Servidor, eMulti´s e Centro Especializado em Reabilitação – CER III.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, já está comprovado o auxílio da atividade física na prevenção e no tratamento de doenças crônicas como diabetes. Trabalhando no estímulo da adoção deste hábito, a SMS conta com 18 Núcleos de Atividade Física. Projeto que tem a finalidade de promover o acesso gratuito da população à prática de exercícios para a promoção de hábitos saudáveis.

Já em relação ao tratamento do diabetes em si, Maceió oferta atendimento de equipe multidisciplinar com médicos, enfermeiros, nutricionistas dentre outras especialidades que oferecem assistência, de segunda a sexta-feira para as pessoas com diabetes de risco baixo ou moderado.

Para pacientes com alto ou muito alto risco de complicações decorrentes da doença, a Saúde dispõe do Centro de Referência em Doenças Crônicas – Diabetes, Obesidade e Hipertensão (CDOHC), que fica localizado no Bloco B do Pam Salgadinho e atende pacientes que apresentam complicações decorrentes dessas três doenças.

Angiologistas, cardiologistas, endocrinologistas, nutrológos, nutricionistas, assistentes sociais e educador físico fazem parte do quadro de profissionais do local.

Sobre a data

O dia 14 de novembro foi definido em 1991 como Dia Mundial do Diabetes pela Federação Internacional do Diabetes (IDF), entidade vinculada à Organização Mundial da Saúde (OMS). Em 2006, o dia tornou-se oficial pela ONU (Organização das Nações Unidas) como resposta ao alarmante crescimento dos números de pessoas acometidas pela doença.

A data foi escolhida por marcar o aniversário de Frederick Banting que, junto com Charles Best, concebeu a ideia que levou à descoberta da insulina em 1921.

O símbolo do diabetes é um círculo azul. A cor representa o céu e é a mesma cor da bandeira das Nações Unidas, que representa também a união entre os países. É a única entidade que pôde apelar aos governos de todos os lugares que era hora de reverter a epidemia global de diabetes, que ameaça o avanço econômico e que causa tanto sofrimento.

O dia foi criado para conscientizar o mundo sobre o  reflexo  do diabetes  na saúde e mortalidade da população, além de enfatizar a característica epidêmica e impacto social e  econômico que o aumento acelerado da doença ocasiona na sociedade.

(Fonte: Sociedade Brasileira de Diabetes – SBD)

SMS

Secretaria Municipal de Saúde

Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.