Saúde discute estratégias para ampliação do apoio ao cuidador da pessoa idosa

Encontro reuniu profissionais das unidades de saúde e foi realizado pelo Programa de Atenção à Saúde da Pessoa Idosa de Maceió

Marília Ferreira/Ascom SMS 24/11/2022 às 12:28
Saúde discute estratégias para ampliação do apoio ao cuidador da pessoa idosa
"Apoio ao cuidador de pessoa idosa: como podemos avançar?” foi o tema do colóquio. Foto: Ascom SMS

Com o objetivo de promover um espaço de discussão sobre estratégias para ampliar a assistência ao cuidador domiciliar da pessoa idosa, o Programa de Atenção à Saúde da Pessoa Idosa do Município realizou, nesta quinta-feira (24), no auditório da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), um colóquio entre profissionais da Saúde de Maceió, cujo tema central da conversação foi “Apoio ao cuidador de pessoa idosa: como podemos avançar?”. 

O fisioterapeuta do Programa de Atenção à Saúde da Pessoa Idosa, Marcus Vinícius de Jesus, destaca a importância do encontro entre os profissionais de saúde para prestar o apoio necessário ao cuidador da pessoa idosa em Maceió.

“Estamos levantando estratégias para dar uma melhor assistência ao público idoso e também aos cuidadores dessa pessoa idosa nas comunidades, especialmente ao cuidador familiar, que é aquele que não foi preparado para tal cuidado e, de repente, se vê diante de uma situação de adoecimento de um parente próximo no qual é necessário ficar na condição de cuidador. Por isso, os profissionais das unidades de saúde estão aqui tanto para terem mais conhecimento sobre os cuidadores da pessoa idosa, quanto para fazer também alguns relatos de experiências exitosas dessas unidades, a fim de replicarmos os avanços entre outros setores”, afirma.

Fisioterapeuta do Programa de Atenção à Saúde da Pessoa Idosa, Marcus Vinícius de Jesus. Foto: Ascom SMS
Fisioterapeuta do Programa de Atenção à Saúde da Pessoa Idosa, Marcus Vinícius de Jesus. Foto: Ascom SMS

O colóquio também contou com a presença de Ana Carolina Cavaletti, professora e pesquisadora da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio da Fundação Oswaldo Cruz (EPSJV/Fiocruz). Na oportunidade, apesar de algumas experiências exitosas no cuidado ao cuidador da pessoa idosa no Município, ela aponta a necessidade de ampliar o desenvolvimento de atividades voltadas ao segmento. 

“Nosso objetivo é fazer com que os profissionais de saúde possam desenvolver estratégias dentro de suas unidades de saúde para dar o apoio necessário ao cuidado domiciliar da pessoa idosa, incluindo o cuidador dessa pessoa nessas atividades. Esses profissionais atuam na ponta, que atendem a pessoa idosa e recebem os cuidadores no dia a dia. Eles percebem as demandas desses cuidadores, mas, às vezes, dentro do serviço não conseguem desenvolver uma atividade voltada para eles”, ressalta.

Ana Carolina Cavaletti, professora e pesquisadora da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio da Fiocruz. Foto: Ascom SMS
Ana Carolina Cavaletti, professora e pesquisadora da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio da Fiocruz. Foto: Ascom SMS

Rosário Vasconcelos é enfermeira da Diretoria de Atenção à Pessoa da SMS e participou do colóquio. Ela aponta que o cuidado com a pessoa idosa não é algo fácil, mas o encontro foi importante para fortalecer as estratégias voltadas ao cuidado do idoso e do cuidador. 

“A população idosa, por si só, já sofre muitas situações que exigem de nós um maior cuidado e um olhar diferenciado. Sabemos que não é fácil, pois os idosos têm suas limitações. E o cuidador termina gerenciando toda a casa, além do cuidado dedicado diariamente à pessoa idosa. Hoje estamos nos fortalecendo para ter uma visão maior, junto aos diversos setores da Saúde do Município, e fazer essa discussão no intuito de visualizarmos as necessidades desse idoso e do seu cuidador”, comenta.

Rosário Vasconcelos é enfermeira da Diretoria de Atenção à Pessoa da SMS. Foto: Ascom SMS
Rosário Vasconcelos é enfermeira da Diretoria de Atenção à Pessoa da SMS. Foto: Ascom SMS

Ela ainda ressalta a relação da Diretoria de Atenção à Pessoa com Deficiência com o público idoso e seus cuidadores, e a importância de realizar um cuidado ampliado a essas famílias, em razão das diversas demandas presentes nos domicílios. 

“Temos muitas solicitações de cadeiras de rodas, cadeiras de banho, órteses e próteses. Quando essas solicitações chegam até nós, a equipe técnica realiza uma visita domiciliar ao paciente idoso, onde avaliamos a situação e a necessidade dele em relação ao que nos foi solicitado. Porém, durante essas visitas, acabamos observando que há toda uma problemática existente na família daquele idoso, em que o cuidador vive, muitas vezes, numa exaustão física e mental por já está no seu limite, necessitando de acompanhamento psicológico. Então, as demandas não se resumem à pessoa idosa, elas são mais amplas. E, com isso, recorremos aos demais setores para prestar também esse suporte que a família precisa”, conclui.

SMS

Secretaria Municipal de Saúde

Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.