Saúde destaca promoção da Semana de Doação de leite Humano

Caminhada, que acontecerá na Orla de Maceió, com ponto de encontro no Roda Gigante, acontecerá no dia 31

Nesttor Netto/Ascom SMS 19/05/2026 às 10:01
Saúde destaca promoção da Semana de Doação de leite Humano
Foto: Arquivo pessoal

Com a Semana Nacional de Doação de Leite Humano comemorada no dia 19 de maio, a Secretaria de Saúde de Maceió (SMS) reforça a importância de doar o “alimento ouro”, como é conhecido o leite materno e, destaca o evento como essencial nas ações de mobilização de modo a salvar vidas de recém-nascidos.   

Através do Programa de Atenção à Saúde da Criança e do Adolescente a SMS será realizada a Caminhada de Doação de Leite Materno, que acontecerá na Orla de Maceió com ponto de encontro no Roda Gigante no dia 31 de maio às 8h. A iniciativa pretende propor conscientização e mobilização referente à importância da doação e amamentação.

O evento contará com uma caminhada, atividades físicas e serviços de fisioterapia, além de proporcionar uma roda de conversa no ponto e chegada para evidenciar os benefícios de aleitamento materno, manejo e destacar que as doações salvam milhares de crianças prematuras em UTIs neonatal e mães que não conseguem amamentar.

Serviços e mobilização

Maceió possui dois postos de coleta de leite que vem proporcionando acolhimento e rede de apoio às mães e às maternidades, com mobilizações e campanhas  de doação de leite humano durante todo o ano. Um fica na USF José Araújo no Jacintinho que, desde sua implantação, já recebeu mais de 260 litros de leitos e atualmente conta com 18 doadoras cadastradas. 

O outro posto fica na URS Hamilton Falcão, no Benedito Bentes, atualmente com 5 doadoras cadastradas, desde sua implantação, já recebeu  mais de 681 Litros de leite materno, isso demonstra o poder da solidariedade e união para salvar vidas de recém-nascidos.

Como doar

Para ser doadora, a interessada deve estar com exames de HIV, sífilis, hepatite B e C atualizados, podendo ser realizados em ambos os postos de coleta; atualizar hemograma; não estar fazendo uso de medicação, como antibióticos; e não ter fissuras mamárias. Com tudo regularizado, é feito o cadastro das doadoras, para coleta domiciliar ou na própria unidade.

Os profissionais da Secretaria de Saúde de Maceió realizam a coleta de forma domiciliar três vezes por semana, nos casos em que a doadora não pode comparecer para a retirada do leite. É preciso ligar para os números (82) :  82 99172-9344 e  82 99996-2888 agendar a visita.

SMS

Secretaria Municipal de Saúde

Avenida Fernandes Lima, 2335 - Farol
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.