Saúde destaca experiências exitosas e desafios na Assistência Farmacêutica em Maceió

Encontro reuniu farmacêuticos das Unidades de Saúde da capital, os quais apresentaram os avanços de 2023 e desafios para o ano de 2024

Marília Ferreira/Ascom SMS 12/12/2023 às 13:31
Saúde destaca experiências exitosas e desafios na Assistência Farmacêutica em Maceió
Ações de assistência farmacêutica foram abordadas no encontro. Foto: Ascom SMS

A Coordenação Geral de Farmácia e Bioquímica da Secretaria Municipal de Saúde de Maceió realizou, nesta terça-feira (12), no auditório da pasta, um encontro com os profissionais farmacêuticos do Município com o objetivo de apresentar experiências exitosas no ano de 2023 e os principais desafios para o ano de 2024 no âmbito da assistência farmacêutica na capital.

Segundo o coordenador de Farmácia e Bioquímica do Município, Paulo Anderson Gomes, o encontro foi importante para apresentar as ações de assistência farmacêutica que foram desenvolvidas neste ano e discutir os próximos desafios a serem enfrentados em 2024, para garantir o abastecimento eficiente dos fármacos nas Unidades de Saúde.  

“Adotamos essa reunião anualmente para mostrar as ações realizadas pelo setor no que diz respeito ao abastecimento farmacêutico em Maceió. Além disso, o encontro também aborda as experiências exitosas de farmacêuticos das unidades de saúde, para que essas experiências sirvam de exemplo para que outras unidades adotem a mesma sistemática”, destacou.

Coordenador de Farmácia e Bioquímica do Município, Paulo Anderson Gomes. Foto: Ascom SMS
Coordenador de Farmácia e Bioquímica do Município, Paulo Anderson Gomes. Foto: Ascom SMS

De acordo com Anderson Torres, coordenador técnico de Suprimentos de Medicamentos e Correlatos - setor responsável pela Central de Abastecimento Farmacêutico de Maceió (CAF) -, um grande avanço neste ano foi o abastecimento regular da CAF, representando uma média de 95% de estoque de medicamentos e 96% correlatos nas unidades de saúde.

“O que podemos destacar como êxito neste ano foi o aumento do abastecimento na CAF. Através do aprimoramento de dados, agora temos uma visão clara da situação de como está o andamento de cada pedido, além de quantificar as produtividades na central e automatizar documentos, que simplificaram e deram celeridade no andamento de processos de aquisição de medicamentos e correlatos. Nós conseguimos utilizar a inovação e a tecnologia a nosso favor, e essas melhorias refletem diretamente nos usuários do SUS”, afirmou.

SMS

Secretaria Municipal de Saúde

Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.