Saúde debate estratégias de apoio aos cuidadores de idosos

Discussão aconteceu durante workshop realizado nesta quinta-feira (12) com representantes de instituições alagoanas ligadas ao cuidado da pessoa idosa

Polyanna Monteiro/Ascom SMS 12/05/2022 às 13:59
Saúde debate estratégias de apoio aos cuidadores de idosos
Evento discutiu estratégias de apoio ao cuidador de idosos. Foto: Ascom SMS

A Saúde de Maceió promoveu, nesta quinta-feira (12), o workshop ‘Desafios e Possibilidades para Apoiar o Cuidado de Pessoas Idosas’. A atividade foi uma extensão do Curso de Qualificação para Formadores de Cuidadores da Pessoa Idosa, que aconteceu entre os dias 9 de fevereiro e 11 de maio. O evento contou com apresentações de projetos de intervenção desenvolvidos no Curso de Atualização, discussão sobre estratégias de apoio ao cuidador e apresentação cultural.

A organização do evento ficou sob responsabilidade do Programa de Atenção à Saúde do Idoso da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) em parceria com a Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz). Como convidados do dia, estiveram presentes representantes de instituições alagoanas ligadas ao cuidado da pessoa idosa. 

Segundo a coordenadora do Programa de Atenção à Saúde do Idoso do Município, Denyse Maia, o evento foi pensado para promover uma reflexão sobre as possibilidades existentes de apoio ao cuidador, além de divulgar os resultados alcançados durante o Curso de Qualificação promovido pelo setor.  

“O intuito principal do evento é apresentar os projetos de intervenção resultantes do curso para as instituições que, de alguma forma, estão envolvidas com o público idoso de Maceió  e, a partir disso, discutir o impacto que o apoio de cada uma delas pode ter na execução desses trabalhos”, explicou.

Coordenadora do Programa de Atenção à Saúde do Idoso do Município, Denyse Maia, participou do workshop. Foto: Ascom SMS
Coordenadora do Programa de Atenção à Saúde do Idoso do Município, Denyse Maia, participou do workshop. Foto: Ascom SMS

A professora e pesquisadora da Fiocruz, Ana Carolina Cavaletti, falou aos presentes sobre a necessidade de se ter um olhar diferenciado para as pessoas que cuidam dos idosos, pela importância que esses cuidadores desempenham na sociedade como um todo.

“Muitas vezes, lembramos da saúde da pessoa idosa, mas esquecemos daqueles que dão continuidade ao cuidado dessas pessoas quando retornam para suas casas. Precisamos despertar para a necessidade de refletir sobre as formas de apoiar esses cuidadores para garantir também o bem-estar desse público”, disse.

Professora e pesquisadora da Fiocruz, Ana Carolina Cavaletti destacou olhar diferenciado aos cuidadores. Foto: Ascom SMS
Professora e pesquisadora da Fiocruz, Ana Carolina Cavaletti destacou olhar diferenciado aos cuidadores. Foto: Ascom SMS

A participante do evento, Elisabeth Toledo, é responsável Técnica do Programa de Atenção à Saúde do Idoso da Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas (Sesau). Ela afirmou ter recebido o convite com satisfação, pois apoia o projeto desenvolvido por Maceió.

"É de fundamental importância que a Sesau esteja presente em um evento como esse para que possamos usar o exemplo de Maceió e levar a iniciativa a outros municípios que possuem carência de trabalhos voltados à população idosa", contou Elisabeth.

Elisabeth Toledo representou a Sesau no evento. Foto: Ascom SMS
Elisabeth Toledo representou a Sesau no evento. Foto: Ascom SMS

Acompanhamento da execução dos projetos

A Saúde de Maceió continuará em parceria com a Fiocruz para acompanhamento da execução dos projetos de intervenção desenvolvidos durante o Curso de Qualificação para Formadores de Cuidadores da Pessoa Idosa. Segundo a professora e pesquisadora da Fiocruz, Ana Carolina Cavaletti, a instituição prevê retornar a Maceió para avaliação dos resultados alcançados em seis meses.

SMS

Secretaria Municipal de Saúde

Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.