Saúde debate ações estratégicas voltadas ao público infantojuvenil

Encontro promoveu a troca de experiências entre os profissionais que participam dos serviços de atendimento às crianças e aos adolescentes

Nesttor Netto/Ascom SMS 25/04/2025 às 11:38
Saúde debate ações estratégicas voltadas ao público infantojuvenil
Profissionais trocaram experiência sobre a prestação de serviços. Foto: Ascom SMS

O Programa de Atenção à Saúde Integral da Criança e do Adolescente de Maceió promoveu, na manhã desta sexta-feira (25), uma roda de conversa sobre experiências exitosas na Atenção Primária. O encontro  pretendeu compartilhar o conhecimento obtido nos serviços prestados ao público infantojuvenil e assistência à mulher.

Marglene Oliveira, coordenadora da Atenção à Saúde Integral da Criança e do Adolescente da SMS, destaca a importância de um trabalho integrado entre os programas estratégicos e a Atenção Primária. Segundo a profissional  há a necessidade de monitorar, acompanhar e realizar levantamentos da prestação de serviços, de modo a proporcionar uma assistência humanizada de qualidade aos usuários nos diversos âmbitos da saúde. 

“Esse encontro proporciona uma troca de experiências, discute adversidades e dificuldades na realização da assistência, para melhorarmos os serviços. Consequentemente aprendemos mais sobre o funcionamento e as demandas de cada área e qualificamos os profissionais sobre saúde da criança, do adolescente e da mulher nas mais variadas vertentes, como saúde mental, prevenção de doenças e amamentação”, enfatiza. 

Já a enfermeira Joyce Andrade palestrou sobre os resultados e serviços de amamentação e doação de leite humano do posto de coleta da USF José Araújo, no Jacintinho. “Através deste projeto podemos salvar vidas de  muitos bebês prematuros e auxiliar mães. Hoje conseguimos arrecadar litros de leite e enviar para maternidades,  e auxiliamos as mulheres puérperas e graças a essa rede de apoio podemos salvar vidas e compartilhar a mensagem de solidariedade e cuidado com a saúde dos recém-nascidos e da mulher puérpera”, enfatizou.

Na ocasião, representantes dos Distritos Sanitários também discorreram sobre suas vivências, dificuldades e ofereceram sugestões. Foram discutidos assuntos sobre saúde mental, gravidez na adolescência, amamentação, doação de leite, promoção de saúde e educação  de modo a melhorar a assistência na rede municipal. 

SMS

Secretaria Municipal de Saúde

Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.