Saúde de Maceió tem relatório anual de gestão aprovado pelo Conselho Municipal de Saúde

Documento apresenta investimentos, repasse de recursos e ações realizadas no 3º Quadrimestre de 2023

Cássia Oliveira/Ascom SMS 27/03/2024 às 15:23
Saúde de Maceió tem relatório anual de gestão aprovado pelo Conselho Municipal de Saúde
Apresentação do relatório foi feita pela diretora de Gestão e Planejamento em Saúde, Sônia Moura. Foto: Cortesia

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) teve seu Relatório Anual de Gestão, referente ao 3º Quadrimestre de 2023, aprovado na última segunda-feira (25), durante a realização da 250ª Reunião Ordinária do Conselho Municipal de Saúde (CMS). A prestação de contas foi apresentada pela Diretoria de Gestão e Planejamento em Saúde.

Fundamentado nos dados e políticas de saúde implementadas pelo município de Maceió, o relatório – que é um instrumento criado para monitorar e acompanhar a execução da Programação Anual de Saúde (PAS), no que diz respeito aos investimentos e iniciativas – reflete em que áreas a saúde municipal tem promovido melhoria dos indicadores.

Na reunião, conduzida pela presidente do CMS, Flávia Citônio, a diretora de Gestão e Planejamento em Saúde, Sônia Moura, apontou os resultados positivos que vêm sendo alcançados pela gestão atual, especialmente no que se refere às ações inovadoras implementadas na área da Saúde.

Reunião ordinária do Conselho Municipal de Saúde. Foto: Cortesia
Reunião ordinária do Conselho Municipal de Saúde. Foto: Cortesia

Foram detalhados o montante de recursos aplicados no período pelas áreas técnicas, executados dentro da PAS; as auditorias realizadas nos serviços de saúde conveniados; os repasses realizados à rede contratualizada, oriundos de emendas parlamentares federais; e os avanços obtidos com os investimentos realizados.

"Entre os avanços positivos registrados no 3° quadrimestre de 2023, podemos destacar a ampliação da Rede de Urgência com 80% da meta cumprida, a operacionalização da Rede de Atenção às Doenças Crônicas com 78%, a Rede Cegonha implantada 83% no município e a manutenção do patamar de 100% da implementação da Assistência Farmacêutica, promovendo melhorias na qualidade dos serviços prestados à população”, frisou Sônia Moura.

A diretora citou, ainda, que o 3º quadrimestre de 2023 também apontou para outros bons resultados na Organização da Gestão do Trabalho, atingindo 85% da meta prevista para o período, e na Consolidação dos Processos de Regulação e Auditoria em Saúde, que chegou ao percentual de 79%.

Relatório aprovado detalha investimentos na saúde. Foto: Cortesia
Relatório aprovado detalha investimentos na saúde. Foto: Cortesia

Durante a apresentação, os resultados alcançados com as ações inovadoras e ações estruturantes da gestão JHC foram pontuados, como a atuação da Saúde no Programa Brota na Grota, chegando – de 30/01 a 29/12 – a um total de 41 grotas, com 66.739 atendimentos; atingindo 134.615 procedimentos realizados com o Programa Itinerante Saúde da Gente; e 41.615 atendimentos no Corujão da Saúde nas unidades com horário estendido.  

Ao serem citadas iniciativas recentes da saúde municipal, Maceió também se destacou pela entrega da UPA Santa Lúcia, que beneficiou mais de 250 mil pessoas na parte alta da capital; a realização de ações em campanhas preventivas, como a do Março Lilás; e a visita de uma equipe do Ministério da Saúde ao Hospital da Cidade e à UPA Santa Lúcia, com a discussão sobre protocolos de regulação de pacientes, incentivos financeiros e habilitação de novos serviços.

“A apresentação desse relatório é de fundamental relevância para o desenvolvimento do Sistema Único de Saúde (SUS), pois o acesso às informações são de suma importância para que a população saiba como lutar por melhorias no dia a dia”, afirmou Flávia Citônio, presidente do Conselho Municipal de Saúde (CMS).

SMS

Secretaria Municipal de Saúde

Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.