Saúde de Maceió recebeu premiações nacionais por avanços no cuidado aos usuários do SUS

Órgão teve reconhecimento do Ministério da Saúde pelo bom desempenho na Atenção Primária e na Ouvidoria do SUS de Maceió

Marília Ferreira/Ascom SMS 16/01/2023 às 11:58
Saúde de Maceió recebeu premiações nacionais por avanços no cuidado aos usuários do SUS
Saúde de Maceió ganha reconhecimento nacional. Foto: Itawi Albuquerque/Secom Maceió

Um dos maiores compromissos da Secretaria de Saúde de Maceió é garantir assistência e atenção integral à saúde da população através de um dos maiores e mais complexos sistemas de saúde pública do mundo - o Sistema Único de Saúde (SUS) - no qual visa a prevenção e a promoção da saúde de seus usuários. 

Como resultado deste cuidado e atenção aos usuários com a garantia do acesso à assistência pública, a Saúde de Maceió tem sido reconhecida nacionalmente por seus feitos positivos aos maceioenses. Em 2022, a pasta se destacou e foi premiada em diversos setores que compõem o órgão. 

“É motivo de muita alegria vermos os resultados dos avanços da Saúde de Maceió. Desde o começo da gestão do prefeito JHC, estamos junto aos servidores e usuários, ouvindo suas necessidades e buscando melhorar dia após dia. Sempre acreditamos na capacidade dos nossos profissionais e, durante o ano de 2022, vimos o empenho e a dedicação de todos que fazem parte da Saúde em levar um serviço de qualidade a todos os usuários do SUS”, destaca a secretária de Saúde de Maceió, Célia Fernandes.

No início do ano, uma profissional de saúde de Maceió, a dentista Simone Vasconcelos, que atua na Unidade de Saúde da Família (USF) Rosane Collor, no Clima Bom, teve um relato de experiência aprovado para a primeira etapa da iniciativa ‘Atenção Primária à Saúde (APS) Forte no SUS: Integralidade no Cuidado’. O trabalho aprovado teve como tema os cuidados com a saúde bucal aplicados a uma Instituição de Longa Permanência (ILP) para idosos.

Ouvidoria premiada

A Ouvidoria do SUS de Maceió também foi destaque em 2022, recebendo certificado de participação no processo de Acreditação Institucional das Ouvidorias do SUS. O reconhecimento se deve ao fato da Ouvidoria de Maceió ser a primeira, entre as 24 ouvidorias do país, a cumprir todas as etapas do processo que resulta na concessão do Selo de Acreditação Institucional. A Ouvidoria do SUS de Maceió é reconhecida pelo Ministério da Saúde como uma das mais bem-sucedidas experiências na área de ouvidorias do país.

Logo em seguida, a Ouvidoria do SUS de Maceió recebeu mais uma premiação por seu desempenho de excelência. Dessa vez, o reconhecimento foi no I Encontro de Redes de Ouvidorias de Maceió, promovido pela Secretaria Municipal de Controle Interno (SMCI). Um dos critérios analisados para a concessão do prêmio foi o alto grau de resolutividade das demandas e respostas dadas aos usuários. 

Bom desempenho na Atenção Primária

Já em outubro de 2022, o prefeito JHC recebeu a visita institucional de representantes do Ministério da Saúde que chegaram à capital alagoana devido ao excelente desempenho no Previne Brasil, programa de financiamento da Atenção Primária do Ministério da Saúde. 

De acordo com o órgão ministerial, Maceió está em 1° lugar no Nordeste entre as capitais e 4º no Brasil entre os melhores desempenhos dentro do programa, que mede a qualidade da Atenção Primária. Maceió obteve como o indicador sintético final (ISF) > 9, e foi referência nacional dentre os municípios de Alagoas de porte capital, resultado obtido no primeiro quadrimestre de 2022 do Programa Previne Brasil.

Finalizando o ano, em reconhecimento ao bom trabalho desempenhado pela Atenção Primária, a capital também foi premiada no "Seminário Nacional de Qualificação do Desempenho da APS: Boas Práticas de Gestão no Âmbito do Programa Previne Brasil", que ocorreu em Brasília (DF). 

Um dos instrumentos que ajudaram Maceió a chegar nesse patamar foi a informatização das Unidades Básicas de Saúde (UBS) e a inserção de instrumentos tecnológicos, como tablets e aplicativo com painel de monitoramento que têm estimulado a observação mais atenta dos componentes do financiamento da APS por parte das equipes de saúde.

SMS

Secretaria Municipal de Saúde

Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.