Saúde de Maceió recebe premiação nacional por bom desempenho na Atenção Primária

Concedida pelo Ministério da Saúde, premiação ocorreu em Brasília e reconhece o trabalho desempenhado por diversas cidades do país na melhoria dos indicadores de saúde

Ana Cecília da Silva/Ascom SMS 26/12/2022 às 15:11
Saúde de Maceió recebe premiação nacional por bom desempenho na Atenção Primária
Representantes de Maceió durante premiação. Foto: cortesia

A Saúde de Maceió segue dando exemplo ao Brasil. Em reconhecimento ao bom trabalho desempenhado pela Atenção Primária, a capital foi premiada no "Seminário Nacional de Qualificação do Desempenho da APS: Boas Práticas de Gestão no Âmbito do Programa Previne Brasil", que ocorreu em Brasília (DF).

A coordenadora e a técnica da Atenção Primária da capital, Ednalva Araújo e Araci Silvestre, representaram a Secretaria Municipal de Saúde no evento, que contou com representantes de 29 municípios brasileiros.

Os participantes do evento compartilharam as experiências exitosas do segmento, levando em conta o resultado dos indicadores analisados no Previne Brasil, atual modelo de financiamento da Atenção Primária.

A técnica da Atenção Primária, Araci Silvestre, responsável pelo Previne Brasil em Maceió, destacou que, a exemplo do 1º quadrimestre, Maceió repetiu agora, nos resultados dos Indicadores de Financiamento da Atenção Básica do 2º quadrimestre, a 1ª colocação no Programa entre as capitais do Nordeste. "Alcançamos o 2º lugar no Brasil, ficando a frente de capitais como Curitiba (Paraná), Porto Alegre (Rio Grande do Sul) e Brasília (Distrito Federal), com a média de 7,53", afirmou

Um dos instrumentos que ajudaram Maceió a chegar nesse patamar foi a informatização das Unidades Básicas de Saúde (UBS) e a inserção de instrumentos tecnológicos, como tablets e aplicativo com painel de monitoramento que têm estimulado a observação mais atenta dos componentes do financiamento da APS por parte das equipes de saúde.

“Hoje todos os nossos agentes de saúde usam tablet para facilitar o acesso e o registro da informação coletada junto à população, ampliando cadastros. Uma situação inédita é a recente criação de aplicativo para monitorar, em tempo real, todas as equipes de Saúde da Família, o que está contribuindo para a melhoria dos nossos indicadores”, revelou a coordenadora de Atenção Primária de Maceió, Ednalva Maria de Araújo Silva.

A secretária de Saúde de Maceió, Célia Fernandes, pontuou que o reconhecimento reflete o esforço da Prefeitura de Maceió em colocar em prática as ações necessárias para ampliar a assistência em saúde no Município, aproximando os serviços da população maceioense.

"Temos como exemplo o credenciamento de novas equipes de Atenção Primária (eAPs), a vacinação eficiente e a implantação de iniciativas como o Remédio em Casa, o Corujão da Saúde e o Saúde da Gente, que contribuem para a melhoria de nossos indicadores e temos como resultado esse reconhecimento", comemorou.

Indicadores e avaliação

Maceió tem seus indicadores avaliados dentro do recorte de capitais, do qual fazem parte as cidades com mais de 500 mil habitantes. É dentro deste recorte que Maceió apresenta resultados acima da média, liderando entre as capitais do Nordeste, ocupando o 1º lugar do Nordeste entre as capitais e o 4º lugar no Brasil entre os melhores desempenhos da Atenção Primária no país.

Maceió obteve como o indicador sintético final (ISF) > 9, e foi referência nacional dentre os municípios de Alagoas de porte capital, resultado obtido no primeiro quadrimestre de 2022 do Programa Previne Brasil.

SMS

Secretaria Municipal de Saúde

Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.