Saúde de Maceió realiza visita a banco de leite materno de Arapiraca

O convite para conhecer o Banco de Leite Humano de Arapiraca foi resultado das ações do Agosto Dourado da capital

Nesttor Netto (estagiário) - Ascom SMS 28/08/2023 às 10:34
Saúde de Maceió realiza visita a banco de leite materno de Arapiraca
Agosto Dourado tem intensificado a doação de leite materno. Foto: Cortesia

A Coordenação Técnica de Atenção Integral à Saúde da Criança de Maceió realizou, na última semana, uma visita ao Banco de Leite Humano (BLH) Ivete França Lima, em Arapiraca. Além de conhecer o Banco de Leite e suas instalações, assim como todas as suas ramificações de cuidados com a saúde da mulher e da criança, a equipe que representou a Saúde de Maceió observou de perto como são feitas as coletas, armazenamento, manutenção e distribuição desse alimento.

Segundo Marglene Oliveira, coordenadora técnica de Atenção Integral à Saúde da Criança da Secretaria Municipal de Saúde de Maceió (SMS), esse encontro entre os representantes dos postos de coleta e do Banco de Leite de Arapiraca representa muito na conscientização e ampliação da campanha de amamentação. 

“Maceió tem proporcionado grande conscientização, e gerado maior movimentação em toda capital com as ações do Agosto Dourado, mobilizando mulheres e população referente  a campanha. O convite para conhecer o Banco de Leite Humano de Arapiraca foi resultado do reconhecimento do trabalho da saúde durante o mês”, destaca a coordenadora. 

A profissional afirma ainda que o Agosto Dourado fortalece a amamentação e reforça a importância da doação, coleta e distribuição de leite materno. Além disso, é essencial para salvar a vida de bebês que precisam desse alimento. “Ações e parcerias como essas intensificam e compartilham informações acerca dos benefícios e o déficit do leite materno, mobilizando as mulheres a serem doadoras de leite materno”, ressalta Marglene Oliveira,  coordenadora técnica de Atenção Integral à Saúde da Criança da SMS. 

Postos de coleta de Maceió

Atualmente, Maceió possui dois postos de coleta de leite, um na Unidade de Referência em Saúde (URS) Hamilton Falcão, no Benedito Bentes e outro na Unidade de Saúde da Família (USF) José Araújo, localizado no Jacintinho. A atuação desses pontos tem o objetivo de mobilizar e coletar leite materno de usuárias doadoras e disseminar a importância da amamentação. Recolhem o material  e enviam para Bancos de Leite responsáveis pela pasteurização e distribuição de acordo com a necessidade da demanda, na capital o distribuidor é localizado no Hospital Universitário Professor Alberto Antunes. 

Os postos de coleta exercem também atividades educativas e acompanhamento clínico com as mulheres puérperas e suas crianças, auxiliando na saúde em geral e intensificando a amamentação e doação de leite materno.

SMS

Secretaria Municipal de Saúde

Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.