Saúde de Maceió promove projeto de canoagem para idosas
Atividade busca promover bem-estar, qualidade de vida e reforçar o vínculo das idosas com a Unidade de Saúde
A Secretaria de Saúde de Maceió, por meio da equipe multidisciplinar da Atenção Básica (e-Multi) realizou durante esta semana o primeiro encontro de canoagem do Projeto "Meninas da Lagoa" para idosas atendidas pela Unidade de Saúde do Graciliano Ramos. O evento ocorreu no Clube Motonáutica, no Pontal da Barra.
Segundo Kelly Luz, responsável técnica pelo eMulti, a canoagem é uma estratégia de produção de saúde. "As profissionais puderam promover saúde extra muros da unidade, de modo que a atividade proporcionou bem-estar, qualidade de vida e vínculo com o serviço de saúde, no âmbito da Atenção Primária", destacou.
"A prática permitiu, ainda, o desenvolvimento dos aspectos motores, cognitivos e emocionais, contribuindo positivamente para o bem-estar e qualidade de vida para todas as envolvidas", completa Kelly Luz.
As idosas que participaram do encontro puderam contar com alongamentos, aula teórica e prática sobre remada, lanche coletivo e momento de socialização. O momento foi conduzido por uma equipe multiprofissional, composta por educadora física, terapeuta ocupacional e fisioterapeuta da e-Multi.
Sobre o projeto de canoagem
O Projeto Meninas na Lagoa foi idealizado pela equipe 1 e-MULTI com o propósito de ampliar os cuidados que a equipe já proporcionava aos participantes do grupo de práticas corporais, em sua maioria, idosas.
Conhecendo os benefícios da prática de canoagem por meio de uma das profissionais, Daniele Dantas (profissional de educação física da equipe e-MULTI) a qual possui um projeto de canoagem em Maceió, articulamos o acesso dessas idosas a esses benefícios.
Secretaria Municipal de Saúde
Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.