Saúde de Maceió promove curso sobre prescrição de meios auxiliares de locomoção fornecida pelo SUS

Capacitação teve o objetivo de promover conhecimento a estudantes universitários sobre a Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência

Marília Ferreira/Ascom SMS 17/03/2023 às 14:38
Saúde de Maceió promove curso sobre prescrição de meios auxiliares de locomoção fornecida pelo SUS
Curso ocorreu na Faculdade Estácio de Alagoas. Foto: Ascom SMS

A Diretoria de Atenção à Pessoa com Deficiência (DAPD) da Secretaria Municipal de Saúde de Maceió (SMS) promoveu, na manhã desta sexta-feira (17), uma capacitação sobre “Cadeiras de Rodas e Prescrições em Órtese, Prótese e Meios Auxiliares de Locomoção (OPM), fornecidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS)”.

A atividade foi realizada em parceria com a Faculdade Estácio de Alagoas, sendo destinada aos alunos dos cursos de Fisioterapia da instituição e Medicina do Centro Universitário Cesmac.

O objetivo da capacitação foi promover conhecimento aos estudantes sobre a Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência, que busca ampliar o acesso e qualificar o atendimento a este público.

Para o fisioterapeuta e técnico da DAPD, Paulo Ricardo da Silva, a capacitação é uma oportunidade de preparação para os futuros profissionais de saúde.

“Trazer esse curso aos estudantes é muito necessário, pois faz parte do processo acadêmico de cada aluno. E através dessa capacitação queremos prepará-los para o mercado de trabalho, pois futuramente serão profissionais que irão atender esse público e prescrever encaminhamentos. Por isso, eles precisam estar prontos para saber conduzir os pacientes do SUS da melhor forma possível”, afirma.

Igor Eugênio é estudante do 9º período do curso de Medicina do Cesmac. Ele, que esteve atento às orientações, destaca a importância de obter conhecimento em relação aos meios auxiliares de locomoção para pessoas com deficiência.

“A capacitação trouxe um enriquecimento muito grande para nós, alunos de medicina. Através da capacitação sobre os tipos de cadeiras de rodas e suas características, por exemplo, e a importância de realizar a sua prescrição correta, pois o modelo de cadeira varia de acordo com a necessidade de cada paciente. Foram orientações muito importantes para saber como ajudar e facilitar a vida do paciente”, relata.

Realizado em dois momentos, o curso ocorreu tanto pela manhã, com a ministração do terapeuta ocupacional do CER III do PAM Salgadinho, José Gutembergue, como também à tarde, com a presença de alunos do curso de Enfermagem da Uncisal e a condução do fisioterapeuta e técnico da DAPD, Paulo Ricardo da Silva, e do médico anestesista e especialista em dor do Hospital Geral do Estado (HGE), Pedro Ferro, que abordaram sobre dores lombares, prescrição de fármacos e a Rede de Atenção à Pessoa com Deficiência no Município.

SMS

Secretaria Municipal de Saúde

Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.