Saúde de Maceió participa do projeto “Nise em Cores e Formas”
As ações unem arte, memória e cidadania e reafirmam a importância de valorizar a história e o pensamento de Nise da Silveira

A Secretaria Municipal de Saúde(SMS), por meio da Coordenação Técnica de Atenção Psicossocial, participa do projeto “Nise em Cores e Formas”, que estimula a presença e a criatividade dos usuários e moradores das Residências Terapêuticas com oficinas, exposições e espetáculos, reforçando a inclusão por meio da cultura.
Para Roseane Farias, coordenadora da Atenção Psicossocial da SMS, a iniciativa representa um resgate às histórias dessas pessoas. “Vejo esse projeto como um resgate à nossa história na busca por uma política pública de saúde integral, equitativa e universal e a luta por um cuidado em liberdade para as pessoas em sofrimento e adoecimento psíquico”, destacou.
Os Centros de Atenção Psicossocial(Caps), cumprem papel estratégico nesse processo, oferecendo acompanhamento terapêutico aos usuários durante as oficinas, que são facilitadas por artistas visuais locais. Após a fase inicial das oficinas, o projeto seguirá com novas etapas nos meses de outubro, novembro e dezembro, levando atividades à população em geral.
As oficinas artísticas tiveram início em 8 de setembro e seguem até o dia 3 de outubro, sendo realizadas em 10 municípios que reúnem usuários dos CAPS das regiões vizinhas. Em Maceió, participam usuários dos CAPS Dr. Rostan Silvestre, Sadi de Carvalho, Noraci Pedrosa, AD Dr. Everaldo Moreira, além de moradores de três Residências Terapêuticas. A capital também acolhe participantes vindos de Marechal Deodoro e Pilar.
Exposição
Entre os dias 3 e 28 de novembro será realizada a Exposição dos Inconscientes, que reunirá cerca de 200 telas produzidas pelos usuários da Rede de Atenção Psicossocial(Raps). As mostras acontecerão em Maceió, no Complexo do Teatro Deodoro, e também na cidade de Arapiraca, abrindo espaço para que a sociedade conheça a força criativa e transformadora da arte na saúde mental.
As ações unem arte, memória e cidadania e o projeto reafirma a importância de valorizar a história e o pensamento de Nise da Silveira, cuja trajetória inspira até hoje a luta por uma saúde mental mais humana e inclusiva.
O projeto
O projeto “Nise em Cores e Formas” é uma iniciativa do Instituto de Ação e Desenvolvimento para a Cidadania(IADEC) em parceria com o Governo do Estado e foi viabilizado por emenda parlamentar. A ação integra o calendário do Ano Comemorativo aos 120 anos de nascimento da médica, reconhecida mundialmente por revolucionar a psiquiatria ao defender o cuidado em liberdade e o uso da arte como ferramenta terapêutica.
Secretaria Municipal de Saúde
Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.