Saúde de Maceió investe em ações para moradores do Benedito Bentes

Iniciativas como Saúde da Gente, Brota na Grota, Corujão da Saúde, reformas de unidades e Telessaúde ampliam a assistência à saúde da população do bairro

Ana Cecília da Silva/Ascom SMS 27/03/2024 às 15:07
Saúde de Maceió investe em ações para moradores do Benedito Bentes
Promoção da saúde dos moradores do Benedito Bentes. Foto: Alisson Frazão/Secom Maceió

A Prefeitura de Maceió tem investido em diversas melhorias na saúde da capital. No Benedito Bentes não é diferente. O bairro que completa 38 anos, nesta quarta-feira (27), recebeu diversos investimentos ao longo da gestão do prefeito JHC, com reformas de Unidades Básicas, Saúde da Gente, Corujão da Saúde e a entrega de uma unidade de Telessaúde, que refletem diretamente na qualidade da saúde prestada à população.

O Corujão da Saúde é um desses investimentos. Com 22 unidades funcionando em horário estendido, até as 21h, mais usuários podem ter acesso a cuidados com sua saúde. No Benedito Bentes, duas unidades funcionam com o modelo, a Unidade Básica de Saúde (UBS) Hamilton Falcão e UBS Aliomar Almeida Lins, que não beneficiam só os moradores do bairro, mas de diversas localidades da parte alta da capital.

Outra importante iniciativa de sucesso é o Saúde da Gente, maior programa de saúde itinerante do Brasil, que leva a diversos serviços de saúde a bairros em situação de vulnerabilidade social. Em funcionamento desde agosto de 2022, o Saúde da Gente já realizou mais de 767 mil atendimentos e já passou por diversas localidades do bairro, como Parque dos Caetés, Praça Padre Cícero, Conjunto Freitas Neto, entre outros.

Contando com uma única frente com Saúde do Homem, Mulher e Infantil, além do Saúde nas Grotas e Saúde Animal, o programa oferece consultas clínicas, ginecológicas e de enfermagem para mulheres, exames de citologia, ultrassom, exames laboratoriais, atendimento infantil com pediatria oftalmologista e psicólogo. Além disso, é oferecida vacinação antirrábica, atendimentos clínicos e vermifugação de animais.

Reformas

No bairro, as Unidades Básicas de Saúde (UBS) Robson Cavalcante de Melo, no Conjunto Freitas Neto; a UBS Aliomar Lins, a USF Frei Damião e a URS Hamilton Falcão passaram por reformas completas em suas estruturas. Com pintura interna, externa, ampliação de salas, troca e recuperação de mobiliários e climatização das salas de atendimento.

As mulheres da parte alta também contam com o posto de coleta de leite humano na URS Hamilton Falcão, unidade conveniada ao Banco de Leite do Hospital Universitário, na Cidade Universitária, que foi inaugurada em agosto de 2022, para incentivar o aleitamento materno e colaborar para que mais crianças tenham acesso ao alimento padrão ouro.

Unidade de Telessaúde do Caetés

A Unidade de Telessaúde do Parque dos Caetés, no Benedito Bentes, é uma iniciativa inovadora que beneficia cerca de 15 mil pessoas que residem no local. O novo equipamento oferece atendimentos presenciais e digitais, sendo a primeira de Maceió a contar com o modelo de telemedicina. Na região, são realizados atendimentos de forma online com as especialidades e serviços presenciais como fisioterapia, nutrição e realização de exames de citologia e pré-natal.

Segundo o secretário de Saúde de Maceió, Luiz Romero Farias, a Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria de Saúde, tem investido em iniciativas importantes para a população do Benedito Bentes. “Tendo a telemedicina a nosso favor, o acesso da população aos serviços de saúde é facilitado. Dessa forma, podemos ajudar a aumentar a produtividade, a eficiência dos serviços e ampliar os atendimentos. Não só essa iniciativa merece destaque, mas tantas outras como o Saúde da Gente, o Corujão da Saúde, que aproximam a saúde daqueles que mais precisam”, destaca.

SMS

Secretaria Municipal de Saúde

Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.