Saúde de Maceió destaca avanços durante a gestão Rui Palmeira

Redação 07/12/2020 às 07:00
Saúde de Maceió destaca avanços durante a gestão Rui Palmeira

Diferentes áreas de atendimento alcançaram importantes avanços no que diz respeito à melhoria da prestação de serviços aos usuários

Ao longo dos últimos quatro anos de gestão, a Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), alcançou importantes avanços em diversas áreas, o que trouxe melhoria na qualidade dos serviços e atendimentos prestados à população. Entre as áreas que conquistaram maior crescimento, podemos citar os exemplos da Vigilância Sanitária de Maceió, do Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD), da Gerência de Atenção Psicossocial e do aumento da oferta de procedimentos médicos para os usuários do SUS.

À frente da pasta, o secretário José Thomaz Nonô destaca a atuação responsável das equipes que compõem a SMS e o trabalho transparente desenvolvido. “Durante esses anos a saúde avançou em diversos aspectos e isso é a própria população que constata: maior e melhor prestação de serviço, modernização, atendimento humanizado, entre outras coisas. Isso é o que a gente ouve do servidor e, principalmente, do usuário do SUS de Maceió”, reforça o secretário.

Durante a gestão Rui Palmeira, a Vigilância Sanitária de Maceió (Visa) implementou ações de modernização de seus serviços, de forma a proporcionar melhores condições de trabalho para os servidores e também para prestação de um serviço de fiscalização mais efetivo para toda a população.

Sobre os principais avanços do órgão, Nelson Menezes, coordenador geral da Visa, destaca: “Entre os principais, está a mudança da sede da Visa para um local mais amplo e adequado para o desempenho das atividades e o crescimento da frota de veículos utilizados para a fiscalização, o que possibilitou que nossos fiscais pudessem atender ainda mais ocorrências”.

Nelson Menezes, coordenador da Vigilância Sanitária de Maceió. Foto: Ascom/SMS

“Podemos citar, ainda, a reestruturação do Disk Denúncia, a criação do Programa Cidadão Vigilante, que permite formar cidadãos conscientes para exercer na sociedade um papel complementar de vigilante da saúde e não podemos esquecer da informatização da Visa com a implantação do Portal Slim (Sistema de Licenciamento Integrado de Maceió), o qual permite que quase todas as atividades da Visa estejam informatizadas, dando celeridade às ações”, completa Nelson Menezes.

Atenção Psicossocial

Outra área da saúde que conquistou importantes avanços durante a gestão Rui Palmeira foi a Gerência de Atenção Psicossocial (GAP), que é responsável pelo atendimento e acompanhamento de pessoas com sofrimento ou transtorno mental, inclusive aquelas com necessidades decorrentes do uso abusivo de álcool e outras drogas.

A desinstitucionalização dos pacientes que antes estavam inseridos em hospitais psiquiátricos foi uma das conquistas alcançadas. Para isso, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizou um chamamento público para implantação e gerenciamento de sete serviços residenciais terapêuticos. Essas residências foram implantadas e cada uma comporta 10 pacientes, além de cuidadores e técnicos de enfermagem.

Durante a gestão, os Centros de Atenção Psicossocial (Caps) de Maceió também passaram por uma série de melhorias, tanto físicas quanto na assistência aos usuários. Sobre esse avanços, nos fala Izolda Dias, gerente de Atenção Psicossocial da SMS.

Izolda Dias, gerente de Atenção Psicossocial do município. Foto: Neno Canuto – Ascom/SMS

“Tivemos a reforma e melhoria da estrutura física dos Caps, a aquisição de mobiliário, o acompanhamento do fornecimento de medicação das unidades Caps, a melhoria da composição das equipes dos Caps, ampliação do número de veículos para visitas domiciliares aos usuários e acompanhamento e o aumento do número de atendimentos individuais, em grupo e demais atividades”, destaca.

A Gerência de Atenção Psicossocial também esteve presente em ações de prevenção a desastres nos bairros Bebedouro, Bom Parto, Mutange e Pinheiro, como as audiências, os simulados e a articulação e participação no Plano de Ação de prevenção a desastres nos bairros e Comitê de Operações de Emergências em Saúde (COES). Além disso, moradores das localidades atingidas foram e seguem sendo atendidos e acompanhados pelos profissionais da SMS.

Aumento no número de procedimentos

Ao longo da gestão Rui Palmeira também avanços quanto ao aumento do número de consultas, exames e outros procedimentos, principalmente dentro das unidades próprias da SMS. Enquanto em 2015 foram realizados 283.808 procedimentos nas unidades de saúde, em 2019 o número subiu para 495.107, um aumento de quase 75%. E para agilizar ainda mais o processo de marcação de consultas e exames, diminuir o absenteísmo (número de usuários faltosos aos procedimentos) e analisar as demandas dos usuários, a Secretaria Municipal de Saúde desenvolveu um novo sistema de marcação, o Sistema Regulador de Gestão (SGR).

A solução já está implantada no 2º Centro de Saúde Diógenes Jucá Bernardes Netto, localizado no Poço, e no Centro de Especialidades Eliane Machado, que fica no Centro. Em funcionamento desde agosto, o sistema apresentou melhorias significativas na assistência aos pacientes. A novidade está inserida dentro do Centro de Gestão Integrada da Saúde (Cegis), regulação que substitui o Complexo Regulador Assistencial de Maceió (Cora), e faz parte das ações desenvolvidas pelo Programa de Modernização da Saúde.

Ampliação das equipes do Serviço de Atenção Domiciliar (SAD)

A ampliação do Serviço de Atenção Domiciliar (SAD) também esteve entre os avanços alcançados nos últimos quatro anos de trabalho desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saúde(SMS).

Em 2016, a pasta contava com nove equipes de atendimento domiciliar. Sete delas eram multidisciplinares de Atenção Domiciliar (EMADS), compostas por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e fisioterapeutas; uma multiprofissional de Apoio (EMAP) formada por assistente social, dentista, fonoaudiólogo, nutricionista, psicólogo e terapeuta ocupacional, além da equipe SAD Hospitalar, destinada a desospitalização de pacientes que recebem alta médica.

Atendimentos do SAD. Fotos: Neno Canuto – Ascom/SMS

Após esforços da Coordenação do SAD, em parceria com a Diretoria de Atenção à Saúde (DAS), da SMS, esse número subiu para nove EMADs, três EMAPs, além da, ainda existente, equipe hospitalar, totalizando um número atual de 13 equipes atuantes na prestação de atendimento domiciliar para uma média mensal de 400 pessoas com as mais diversas necessidades.

O serviço ainda planeja algumas melhorias para o próximo ano, como a consolidação e implantação da assistência aos pacientes portadores de câncer, criação de sede própria, além de capacitações dos profissionais técnicos e administrativos do programa.

Ana Cecília da Silva – Ascom/SMS

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