Saúde da Gente leva assistência a novos bairros e comunidades nesta segunda-feira (10)

Programa itinerante levará serviços de saúde ao Ouro Preto, Canaã, Chã de Bebedouro, Rio Novo, Colina dos Eucaliptos e mais dez comunidades de Maceió

Marília Ferreira/Ascom SMS 06/10/2022 às 11:34
Saúde da Gente leva assistência a novos bairros e comunidades nesta segunda-feira (10)
Serviços de saúde ficarão disponíveis nos novos locais até o próximo dia 16 de outubro. Foto: Juliete Santos/Secom Maceió

Considerado o maior programa de saúde itinerante do Brasil, o Saúde da Gente chega a novos locais a partir da próxima segunda-feira (10). Com cinco frentes de atuação, o programa já ultrapassa os 50 mil atendimentos em diversos pontos da cidade, levando assistência para comunidades em situação de vulnerabilidade social. Os serviços ficam disponíveis nos novos locais até o próximo dia 16 de outubro.

A frente de Saúde da Mulher funciona nesta semana no Ouro Preto (Rua Boa Vista, 209), oferecendo ao público feminino do bairro consultas clínicas, ginecológicas e de enfermagem, além de exames de citologia, mamografias, ultrassom, laboratoriais, atendimento psicológico, orientações sobre pré-natal, planejamento reprodutivo e familiar, entre outros.

Já a Saúde Infantil contempla as crianças do Canaã (Rua Pão de Açúcar, 732), disponibilizando vacinação, atendimento pediátrico, enfermagem, oftalmologia, atendimento psicológico, coleta de exames, puericultura e encaminhamento às unidades de saúde para a realização do teste do pezinho e da orelhinha.

Saúde da Gente é o maior programa de saúde itinerante do Brasil. Foto: Juliete Santos/Secom Maceió
Saúde da Gente é o maior programa de saúde itinerante do Brasil. Foto: Juliete Santos/Secom Maceió

A assistência aos animais continua sendo prestada pela frente de Saúde Animal, que disponibiliza vacinação antirrábica, atendimentos clínicos e vermifugação, de domingo a domingo, das 8h às 20h. Desta vez os serviços serão levados a Chã de Bebedouro (Avenida Jorge Montenegro de Barros, 1053), Rio Novo (Rua Ver. Hermínio Cardoso, 20, Praça Elias Cardoso) e Conjunto Colina dos Eucaliptos (Rua Dr. Eduardo Jorge Lessa, 7 - Santa Amélia, Praça Central).

A população que reside nas comunidades da capital também está sendo beneficiada com o programa. Na próxima semana, a frente de Saúde nas Grotas chega às localidades conhecidas como: Grota Diegues Júnior (Feitosa), Grota dos Eucaliptos (Tabuleiro do Martins), Vale do Reginaldo (Poço), Grota da Alegria (Benedito Bentes), Grota do Cigano (Jacintinho), Fazenda Santo Antônio (Feitosa), Grota Diegues Júnior (Feitosa), Grota Novo Horizonte (Cruz das Almas), Grota do Reginaldo (Poço) e Grota da Macaxeira (Chã da Jaqueira). 

Os serviços da frente de Saúde Mental continuam ocorrendo de forma descentralizada nas clínicas itinerantes, de forma domiciliar ou mesmo encaminhados para as Unidades de Saúde, quando necessário.

Acesso aos serviços - Para ter acesso aos serviços, basta o cidadão apresentar um documento com o número do CPF e cartão do SUS.

Saúde da Gente leva assistência a novos bairros e comunidades nesta segunda-feira (10)
SMS

Secretaria Municipal de Saúde

Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.