Saúde da Gente contempla novas localidades a partir desta segunda-feira (15)

Serviços de saúde serão levados ao Tabuleiro do Martins, Clima Bom e a outras comunidades de Maceió

Marília Ferreira / Ascom SMS 12/05/2023 às 10:07
Saúde da Gente contempla novas localidades a partir desta segunda-feira (15)
Atendimentos ficarão disponíveis nos locais até domingo, dia 21 de maio. Foto: Victor Vercant/Ascom SMS

O maior programa de saúde itinerante do Brasil continua sendo um sucesso por onde passa. Com cinco frentes de atuação, o Saúde da Gente leva assistência em saúde aos mais diversos bairros e comunidades em situação de vulnerabilidade social de Maceió. E, a partir desta segunda-feira (15), a iniciativa chega em novas localidades para beneficiar os moradores das regiões. Os serviços ficarão disponíveis nos locais até o domingo, dia 21 de maio.

Saúde da Mulher

A frente de Saúde da Mulher funcionará na Comunidade Coca-Cola (QD B, R. da Codeal, 228 - Tabuleiro do Martins), oferecendo ao público feminino do bairro consultas clínicas, ginecológicas e de enfermagem, além de exames de citologia, ultrassom, laboratoriais, solicitação de mamografia, atendimento psicológico, orientações sobre pré-natal, planejamento reprodutivo e familiar, entre outros.

Saúde Infantil

Já os atendimentos de Saúde Infantil estarão concentrados no Conjunto Rosane Collor (R. Marcino Costa, 20 - Clima Bom II), com vacinação, atendimento pediátrico, enfermagem, oftalmologia, atendimento psicológico, coleta de exames, puericultura e encaminhamento às unidades de saúde para a realização do teste do pezinho e da orelhinha.

Saúde Animal

A assistência aos animais continua sendo prestada pela frente de Saúde Animal, que disponibiliza vacinação antirrábica, atendimentos clínicos e vermifugação, de domingo a domingo, das 8h às 20h. Desta vez, os serviços estão concentrados na Comunidade Coca-Cola (Tabuleiro do Martins), ao lado da tenda da Saúde da Mulher.

Saúde nas Grotas

A população que reside nas comunidades da capital também está sendo beneficiada com o programa. A frente de Saúde nas Grotas chega às localidades conhecidas como: Grota Poço Azul (Jardim Petrópolis), Grota do Facão (Ipioca), Grota do Pau D’arco (Jacintinho), Caetés (Benedito Bentes), Grota do Bolão (Farol), Grota do Ipanema (Barro Duro) e Vila Emater (Jacarecica).

Uma equipe de profissionais do Saúde nas Grotas também está prestando diversos serviços de saúde na estrutura do Centro de Atendimento ao Turista (CAT) Praia, na Ponta Verde.

Os abrigos de Maceió, do mesmo modo, estão contando com atendimentos por profissionais do Saúde nas Grotas, que estão realizando a assistência aos abrigados.

Saúde Mental

Os serviços da frente de Saúde Mental continuam acontecendo de forma descentralizada nas clínicas itinerantes (Saúde da Mulher e Saúde Infantil).

Como acessar os serviços?

Para ter acesso aos serviços de saúde, o cidadão deve apresentar um documento com o número do CPF e o cartão do SUS.

SMS

Secretaria Municipal de Saúde

Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.