Saúde cria sistema para aperfeiçoar programação das necessidades de medicamentos em Maceió
Sistema vai garantir maior eficiência na aquisição e liberação de medicamentos e correlatos
A Coordenação Geral de Farmácia e Bioquímica da Secretaria Municipal de Saúde de Maceió apresentou, nesta quinta-feira (28), o novo sistema criado para aperfeiçoar o fluxo de trabalho para programação de medicamentos e correlatos nas unidades de saúde da cidade. No dia, estiveram presentes farmacêuticos e demais servidores envolvidos no processo de solicitação dos insumos nas unidades da capital.
No encontro, profissionais da Coordenação de Farmácia e Bioquímica e da Coordenação Geral de Tecnologia, Informática e Comunicação apresentaram de forma minuciosa aos presentes toda a estrutura do novo sistema, que funcionará de forma on line a partir do dia 1º de agosto.
De acordo com Paulo Anderson Silva Gomes, coordenador geral de Farmácia e Bioquímica do município, o programa tem o intuito de colaborar para uma maior assertividade e controle dos pedidos de medicamentos e, com isso, garantir o bom andamento de todo o fluxo do abastecimento de insumos na cidade.
“Até o momento, as unidades de saúde nos enviavam suas necessidades por meio de uma planilha do Excel e nós compilávamos todas essas informações para, só então, planejarmos ações em cima da realidade de cada localidade. Com a implantação desse programa, nós teremos uma visão em tempo real das necessidades mensais de cada Centro Consumidor de medicamentos e correlatos do município e isso resultará numa melhor programação das aquisições desses insumos e na liberação desses produtos de forma mais precisa para as unidades”, explicou o coordenador.
O farmacêutico Rogério Café, que atua na Gerência de Imunização de Maceió, afirmou estar muito confiante no impacto positivo que a implementação do novo programa trará para o dia a dia de seu trabalho com a população maceioense.
“A implementação desse sistema será de extrema importância porque dará uma melhor previsibilidade sobre necessidades mensais de cada unidade e isso, além de gerar economicidade para o município, aumentará a eficiência do serviço prestado aos usuários, que são nossa maior prioridade”, disse o farmacêutico.
A reunião de apresentação do novo sistema aconteceu no prédio sede da Secretaria Municipal de Saúde de Maceió, localizado no Centro da cidade.
Secretaria Municipal de Saúde
Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.