Saúde conclui mutirão em borracharias e convoca população para dia D da coleta de pneus

Redação 22/10/2021 às 15:04
Saúde conclui mutirão em borracharias e convoca população para dia D da coleta de pneus

Após percorrer 150 borracharias em Maceió, equipes estarão em quatro pontos fixos para recolhimento de pneus

A Secretaria Municipal de Saúde concluiu, nesta sexta-feira (22), o Mutirão de Coleta de Pneus inservíveis que vinha sendo realizado desde a última segunda-feira (18) em 150 borracharias, pontos de descarte irregular e outros locais da cidade que pudessem ser potenciais criadouros do mosquito Aedes aegypti. Para fechar a ação, o órgão realizará, neste sábado (23), o Dia D do Mutirão com a instalação de quatro pontos fixos de recolhimento para receber os pneus descartados pela população.

Agentes de combate às endemias recolheram mais de 2.000 pneus durante a semana. Foto: Víctor Vercant/Ascom SMS

Proprietário de uma das borracharias visitadas pelos agentes de combate às endemias, nesta sexta-feira (22), José Cícero Vieira disse estar muito feliz com o trabalho desenvolvido pela Saúde de Maceió e que a coleta será de grande ajuda para evitar a proliferação do mosquito na região.

“Estou nesse ramo há dois anos e o acúmulo de pneus sempre foi visto por mim com muita preocupação. Me sinto mais tranquilo agora em saber que os pneus, que antes estavam aqui entulhados e acumulados, agora terão um destino mais adequado”, contou.

José Cícero Vieira disse estar satisfeito com a ação. Foto: Víctor Vercant/Ascom SMS

O coordenador do programa de Controle do Aedes aegypti da Secretaria Municipal de Saúde, Erivaldo Raimundo, disse estar satisfeito com o resultado da ação nas borracharias e convocou os maceioenses à comparecerem aos pontos instalados para o dia D, que será realizado no sábado (23).

“A retirada desses pneus de circulação significa mais saúde para nossa população e isso nos deixa muito satisfeitos. Agora, é a vez de a população comparecer aos pontos de recolhimento para fazer seu descarte e ajudar a barrar a proliferação do Aedes aegypti”, destacou.

Erivaldo Raimundo, coordenador do programa de Controle do Aedes aegypti da Saúde de Maceió. Foto: Víctor Vercant/Ascom SMS

Dia D

No dia D, que será realizado neste sábado (23), o descarte de pneus poderá ser realizado pela população, das 8h às 14h , em pontos que serão instalados na Praça Multieventos, no bairro da Pajuçara; Praça da Faculdade, no bairro do Prado; Praça Padre Cícero, no bairro do Benedito Bentes; e Praça do Conjunto Osman Loureiro, no Clima Bom. Além da coleta dos pneus acumulados pela população, os pontos também contarão com sorteio de brindes, como forma de premiar a comunidade pela atitude consciente de descarte dos materiais.

Parcerias

A campanha mobiliza, além da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), as secretarias e órgãos municipais de Governo (SMG), Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente (Sedet), Segurança Comunitária e do Convívio Social (Semscs), Comunicação (Secom), Educação (Semed) e Turismo (Semtur), Superintendência de Desenvolvimento Sustentável (Sudes), Fundação Municipal de Ação Cultural (Fmac), Defesa Civil Municipal, além de órgãos e instituições como o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-AL), Associação de Empresas do Mercado Imobiliário de Alagoas (Ademi) e outros parceiros.

Denúncias

A Prefeitura de Maceió disponibiliza para a população o disque denúncia com o número 3312 5495, para informações ou denúncias de descarte irregular de pneus.

Polyanna Monteiro / Ascom SMS

SMS

Secretaria Municipal de Saúde

Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.