Saúde celebra Dia Internacional de Conscientização sobre o Albinismo
Grupo de Albinismo da Diretoria de Atenção à Pessoa com Deficiência celebrou a data e discutiu ações voltadas ao segmento
Em alusão ao Dia Internacional de Conscientização sobre o Albinismo, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) reuniu, na manhã desta segunda-feira (13), no auditório da pasta, o Grupo de Albinismo da Diretoria de Atenção à Pessoa com Deficiência (DAPD). O objetivo do encontro foi realizar um momento de confraternização entre os participantes do grupo e articular ações voltadas à causa.
Segundo a diretora de Atenção à Pessoa com Deficiência da SMS, Teresa Cristina Santos, as pessoas albinas precisam receber um olhar acolhedor de toda a sociedade.
“Hoje é um dia muito importante para enfatizarmos a luta vivenciada pelas pessoas com albinismo. É necessário discutirmos e levantarmos a pauta sobre albinismo, pois são pessoas que precisam receber um olhar diferenciado em todos os âmbitos da sociedade. Ficamos felizes em vê-los sempre engajados em nossas reuniões. Contem conosco, pois estamos aqui para acolhê-los”, afirma.
“A primeira reunião com o Grupo de Albinismo aconteceu em 2009 e, desde então, eles lutam pela garantia dos direitos. Mas, no ano de 2012, foi aprovada a concessão de protetor solar para este público. E a partir daí, a Saúde de Maceió oferta esses protetores para os usuários albinos. No ato da entrega dos produtos, fazemos as reuniões com eles, que acontecem uma vez por mês, e durante essas reuniões realizamos palestras com profissionais de unidades de saúde sobre temas que envolvem a causa”, explica a enfermeira da DAPD e coordenadora do Grupo de Albinismo, Cássia Soares.
Cada participante do Grupo de Albinismo da Diretoria de Atenção à Pessoa com Deficiência recebe, mensalmente, seis protetores solares, além de encaminhamento para o Centro Especializado de Reabilitação (CER) III do Pam Salgadinho para atendimento com médico dermatologista e para os CER IV Pestalozzi, CER II Apae Audiovisual e Funbrasil, para reabilitação visual.
José Passos é representante da Albinal e esteve no encontro do Grupo de Albinismo. Apaixonado pela causa, ele conta que o câncer de pele é uma doença comum entre as pessoas albinas, porém os protetores solares disponibilizados pela Prefeitura de Maceió auxiliam na prevenção contra a doença.
“As leis que garantem os direitos de pessoas albinas estão em vigor, porém ainda sentimos uma carência na continuidade dos cuidados conosco. O câncer de pele é uma doença na qual estamos sujeitos a ter. A pessoa albina, quando é diagnosticada, acaba passando por uma cirurgia invasiva. Mas, para prevenir que casos assim aconteçam, a Saúde do Município nos ajuda todos os meses com a entrega de protetores solares, isso faz toda a diferença na nossa saúde”, relata José.
Como fazer parte do Grupo de Albinismo?
Os usuários que desejam fazer parte do grupo devem levar RG, CPF, Cartão SUS, comprovante de residência e encaminhamento do dermatologista e oftalmologista, atestando o albinismo e a baixa visão na coordenação do DAPD para efetivar o cadastro. O único critério exigido é ser residente em Maceió. Atualmente, o Município conta com cerca de 25 usuários cadastrados no Grupo de Albinismo.
Após o cadastro com os documentos, o usuário passa a fazer parte do grupo e a receber o acompanhamento integral disponibilizado pelo Município.
Sobre o Dia do Albinismo
Comemorado em 13 de junho, o Dia Internacional de Conscientização sobre o Albinismo tem como objetivo chamar a atenção para que sejam eliminadas todas as formas de violência e preconceito enfrentadas por pessoas com albinismo em todo o mundo, apoiar sua causa – desde suas realizações e práticas positivas até a promoção e a proteção de seus direitos.
O albinismo é uma desordem genética na qual ocorre um defeito na produção da melanina, pigmento que dá cor à pele, cabelos e olhos. A alteração genética também leva a modificações da estrutura e do funcionamento ocular, desencadeando problemas visuais.
Secretaria Municipal de Saúde
Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.