Saúde celebra Dia do Ouvidor com encontro entre profissionais da rede conveniada

A Ouvidoria do SUS em Maceió comemora a boa atuação do órgão e o alto grau de resolutividade de suas demandas, refletindo na qualidade da assistência aos usuários da saúde de Maceió

Ana Cecília da Silva / Ascom SMS 16/03/2022 às 13:49
Saúde celebra Dia do Ouvidor com encontro entre profissionais da rede conveniada
Encontro contou com a presença da secretária-adjunta de gestão em saúde, Gisele Mascarenhas. Foto: Ascom/SMS

Em comemoração ao Dia do Ouvidor, celebrado nesta quarta-feira (16), a Ouvidoria do SUS em Maceió se reuniu com profissionais que atuam nas ouvidorias da rede hospitalar e ambulatorial vinculadas ao município. O encontro, que ocorreu no auditório do prédio sede da Secretaria Municipal de Saúde, no Centro, buscou celebrar a data e agradecer o trabalho desempenhado pelos profissionais na gestão em saúde.

A secretária-adjunta de Governança em Saúde, Gisele Mascarenhas, participou do encontro e reforçou o compromisso que a gestão tem com as demandas dos usuários e suas soluções. “É preciso que tenhamos sempre pessoas comprometidas com seu papel, senão o serviço não chega na ponta para os usuários. Por isso, é importante que a gestão e a ouvidoria do SUS estejam alinhadas a estas instituições e suas ouvidorias, que são nossas parceiras em busca do aprimoramento e da excelência dos serviços”, pontuou.

Secretária-adjunta de Governança em Saúde, Gisele Mascarenhas. Foto: Ascom/SMS
Secretária-adjunta de Governança em Saúde, Gisele Mascarenhas. Foto: Ascom/SMS

Josiene Moreira, ouvidora do SUS em Maceió, conduziu o encontro e destacou a importância de momentos como estes. “Hoje, em comemoração ao nosso dia, gostaria de agradecer ao trabalho de cada uma das pessoas que esteve à frente das ouvidorias em hospitais e ambulatórios, buscando sempre a melhor solução para as demandas dos usuários, principalmente nesse período tão sensível como é a pandemia. São eles que garantem mais agilidade e resolutividade e ajudam a melhorar a assistência prestada pelo SUS”, disse.

Josiene Moreira, Ouvidora do SUS em Maceió. Foto: Ascom/SMS
Josiene Moreira, Ouvidora do SUS em Maceió. Foto: Ascom/SMS

Os ouvidores das instituições que participaram do encontro se apresentaram, compartilharam sua trajetória profissional dentro dos órgãos que atuam e os principais desafios enfrentados no cotidiano do trabalho. Na manhã de hoje também foram realizadas dinâmicas e distribuição de brindes.

O trabalho da Ouvidoria do SUS

Instituída em 2006, como parte integrante da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a Ouvidoria do SUS de Maceió se tornou ao longo dos anos o principal canal de comunicação, transparência e controle social entre a população de Maceió e a gestão pública de saúde.

Implantada com a missão de ser um canal de comunicação, a ouvidoria não existe para punir, mas para acolher as pessoas e auxiliar a gestão, sinalizando o que precisa melhorar. Não à toa, a Ouvidoria do SUS em Maceió há tempos é considerada uma das mais bem-sucedidas experiências da área de ouvidorias do país, sendo utilizada como referência, não só para outros órgãos municipais, mas também para outras cidades alagoanas.

No dia dedicado ao Ouvidor – 16 de março – a Ouvidoria do SUS em Maceió comemora os novos rumos que essa ferramenta de gestão deve alcançar em breve: a Acreditação Institucional, que visa incluir Maceió no Sistema Nacional de Acreditação em Ouvidorias do SUS. Essa Acreditação Institucional visa integrar as ouvidorias num sistema com alto padrão de qualidade para ser referência em desempenho e resolutividade.

Alto grau de resolutividade

O setor fortalece sua missão promovendo acolhimento dos usuários em reclamações, denúncias, elogios, solicitações e sugestões relativos aos serviços prestados pela rede SUS do município, levando essa informação ao conhecimento das áreas técnicas e órgãos competentes, eliminando a burocracia e assegurando agilidade às respostas dessas manifestações.

Em 2021, a Ouvidoria do SUS recebeu 1.940 manifestações, com 1.931 concluídas, a maior parte é voltada para o pedido de informações, mas também são enviadas reclamações, solicitações, denúncias, elogios e sugestões. As principais áreas que figuram essas demandas são Gestão, Vigilância em Saúde, Assistência à Saúde, Assistência Farmacêutica, Vigilância Sanitária, entre outros.

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