Saúde capacita profissionais sobre abordagem clínica e nutricional das alergias alimentares

Treinamento ocorreu em alusão ao Dia Mundial da Alergia, comemorado, anualmente, em 8 de julho

Polyanna Monteiro/Ascom SMS 11/07/2023 às 13:22
Saúde capacita profissionais sobre abordagem clínica e nutricional das alergias alimentares
Profissionais recebem treinamento sobre alergias alimentares. Foto: Ascom SMS

Nutricionistas, médicos e outros profissionais da Rede Municipal de Saúde participaram, na última terça-feira (11), de uma capacitação sobre a abordagem clínica e nutricional das alergias alimentares.

O evento, que ocorreu no auditório da Secretaria Municipal de Saúde de Maceió, no Centro da cidade, foi promovido pelo Programa de Alimentação e Nutrição da pasta.

De acordo com a coordenadora do programa, Thaís Godinho, a capacitação compõe uma série de estratégias desenvolvidas pelo setor em alusão ao Dia Mundial da Alergia, comemorado, anualmente, em 8 de julho.

“As alergias alimentares têm crescido de forma intensa nos últimos tempos e, aproveitando o gancho do Dia Mundial da Alergia, resolvemos falar sobre esse tema com aqueles que lidam diretamente com a população para, dessa forma, garantir maior assertividade durante o atendimento desses profissionais aos usuários do SUS”,  destacou a coordenadora.

Thaís Godinho, coordenadora do Programa de Alimentação e Nutrição da SMS. Foto: Ascom SMS
Thaís Godinho, coordenadora do Programa de Alimentação e Nutrição da SMS. Foto: Ascom SMS

O treinamento contou com palestras ministradas pela alergologista e imunologista Fernanda Gaia e pela nutricionista Isabele Maranhão. As profissionais abordaram temas como características e causas gerais das alergias, diferenciação entre alergias e intolerâncias alimentares, relação entre sintomas e diagnóstico da doença, cuidados nutricionais e correto direcionamento do paciente com quadro alérgico.

A médica Fernanda Gaia disse que, diante do surgimento de tantos casos envolvendo alergias, a discussão sobre o tema tem sido cada vez mais imperativa.

“É preciso entender o que de fato é alergia e o que não é. Saber o que envolve o processo alérgico e quais as consequências de um corpo que evolui para um quadro de alergia. Estamos aqui para compartilhar esses conhecimentos para que, com isso, os profissionais presentes saibam o que é verdade e o que é mito sobre esse tema, além de aperfeiçoar o processo de identificação e direcionamento dos pacientes acometidos por essa enfermidade”, enfatizou.

Médica esclareceu mitos e verdades sobre alergias alimentares. Foto: Ascom SMS
Médica esclareceu mitos e verdades sobre alergias alimentares. Foto: Ascom SMS

A nutricionista da Unidade de Referência em Saúde Dr. Hamilton Falcão, no Benedito Bentes, Priscila Lucena, foi uma das participantes do treinamento. Ela afirmou ter grande interesse pelo tema, já que tem detectado diversos casos durante sua atuação na unidade.

“Cada vez mais, temos atendido pessoas com alergias alimentares, principalmente crianças, que têm apresentado inúmeros sintomas decorrentes da doença e isso tem nos preocupado. Acredito que, com esse treinamento, nós iremos sair daqui mais seguros e preparados para lidar com essa situação, que está prestes a virar uma epidemia”, disse.

Nutricionista Priscila Lucena diz que irá aplicar conhecimentos no atendimento à população. Foto: Ascom SMS
Nutricionista Priscila Lucena diz que irá aplicar conhecimentos no atendimento à população. Foto: Ascom SMS

Ao final da capacitação, participantes assistiram a uma apresentação das ações desenvolvidas pelo Programa  de Alimentação e Nutrição da SMS, durante o primeiro quadrimestre do ano de 2023. Na ocasião, os profissionais também receberam certificado de participação e aproveitamento do evento.

SMS

Secretaria Municipal de Saúde

Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.