Saúde capacita profissionais para atualização sobre coleta de dados em testes de triagem neonatal

Treinamento foi direcionado aos enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem que atuam na Atenção Primária de Maceió

Marília Ferreira/Ascom SMS 06/06/2023 às 13:27
Saúde capacita profissionais para atualização sobre coleta de dados em testes de triagem neonatal
Capacitação foi alusiva ao Junho Lilás, mês que reforça a importância do Teste do Pezinho. Foto: Victor Vercant/Ascom SMS

Em alusão à campanha Junho Lilás - mês que celebra o Dia Nacional do teste do pezinho, celebrado nesta terça-feira (6), a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) promoveu hoje uma capacitação para atualização sobre a Coleta de Dados Simplificada para testes de triagem neonatal.

A formação foi direcionada aos enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem que atuam na Atenção Primária de Maceió. A Atividade foi uma iniciativa do Programa de Atenção Integral à Saúde da Criança e ocorreu no auditório da SMS, no Centro de Maceió.

Sendo o tema central da capacitação, a triagem neonatal é uma ação preventiva que investiga se recém-nascidos assintomáticos (sem sintomas) possuem risco aumentado para o desenvolvimento de doenças raras tratáveis que se manifestam na primeira infância. 

A coordenadora do Programa de Saúde da Criança, Marglene Oliveira, ressaltou a importância de abordar o tema para os profissionais de saúde e destacou quais os exames realizados por meio da triagem neonatal.

“Essa capacitação é muito importante para que os profissionais do Município se atualizem sobre o monitoramento do teste de triagem neonatal. O teste do pezinho é muito importante para diagnosticar possíveis alterações que o bebê possa vir a ter, como doenças genéticas, hipotireoidismo congênito, fibrose cística e toxoplasmose. Ele deve ser feito do terceiro ao quinto dia de vida da criança. Também fazem parte da triagem neonatal, o teste do olhinho, teste da orelhinha, do coraçãozinho e da linguinha”, explica.

Além da atualização sobre a coleta de dados para os testes de triagem neonatal, a capacitação abordou sobre a importância da suplementação de vitamina A para bebês de até 59 meses. 

“A suplementação de vitamina A é super importante para prevenir algumas doenças que possam acometer as crianças no futuro e fazer esse treinamento é importante para atualizar o conhecimento dos profissionais de saúde, a fim de que eles entendam que a administração da vitamina A é um ponto necessário para o cuidado do bebê”, destaca a coordenadora de Nutrição do Programa Saúde da Criança, Thais Godinho. 

Teste do pezinho no Município

Maceió oferta o Teste do Pezinho, de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h - em 62 unidades de saúde - e todos os dias em seis maternidades contratualizadas pelo SUS no Município.  Para realizar o exame, é necessário que a criança esteja dentro da idade preconizada pelo Ministério da Saúde, apresente documentação pessoal e cartão SUS.

Análise das coletas

Após a coleta, realizada em unidades e maternidades conveniadas com o Município, o material é encaminhado para o laboratório conveniado com a Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas, que é o órgão responsável pela análise das coletas e posterior encaminhamento dos resultados.

Sobre a data

O Dia Nacional do teste do pezinho, comemorado no dia 6 de junho, foi instituído pela Lei Nº 11.605/2007, objetiva informar à população os objetivos do Programa Nacional de Triagem Neonatal, a importância da realização do teste e sua obrigatoriedade para todos os recém-nascidos.

A implementação do teste do pezinho é feita como um programa de saúde pública para prevenir as complicações e sintomas das doenças investigadas e que não apresentam sintomas no período neonatal (0 a 28 dias de vida), podendo levar à deficiência mental ou afetar gravemente a saúde da criança.

Tratada a tempo, a chance de que a doença não deixe sequelas é muito grande, melhorando a qualidade de vida dos casos confirmados e tratados.

SMS

Secretaria Municipal de Saúde

Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.