Saúde capacita profissionais em diagnóstico e manejo clínico da hanseníase
Médicos e enfermeiros da rede municipal estão recebendo treinamento que contém atividades teóricas e práticas sobre a doença
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) deu início nessa segunda-feira (18), no auditório do órgão (Centro), a uma capacitação voltada ao diagnóstico e manejo clínico da hanseníase. A atividade, que é direcionada a médicos e enfermeiros da Atenção Básica, vai até sexta-feira com uma série de atividades teóricas e práticas.
O treinamento está sendo ministrado por Maurício Lisboa Nobre, especialista em Dermatologia pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, Hansenólogo pela Sociedade Brasileira de Hansenologia e doutor pela Fundação Oswaldo Cruz. O profissional destacou a importância dessa capacitação.
“A hanseníase é uma doença que pode passar muito tempo sem diagnóstico, porque ela tem poucos sintomas. Então são lesões que não ardem, não doem e não incomodam. Então, se trata de uma doença que precisa ir em busca dos casos, porque se a atenção básica for esperar o paciente vir, muitas vezes ele já chegam nas unidades com maiores complicações”, explicou o especialista.
Em sua apresentação, o médico também reforçou que esse tipo de ação é essencial para alertar os profissionais da rede a pensarem sobre a doença e ficarem atentos ao desenvolvimento de um trabalho continuado de busca ativa dos casos, para aumentar o diagnóstico precoce, dando a possibilidade de tratamento aos pacientes e consequentemente maior efetividade no rompimento da cadeia de transmissão da doença.
Após a explanação teórica e prática que aconteceu durante a manhã e tarde da segunda-feira, a ação teve continuidade com aula práticas sobre avaliação neurológica simplificada e teste de sensibilidade de lesões cutâneas, para que os profissionais possam realizar o atendimento qualificado à população.
“Esse é um projeto do Ministério da Saúde que contempla esses dois momentos. Que inclui a capacitação dos profissionais, para que eles fiquem mais alerta, e engloba esse trabalho de campo, realizado nas Unidades de Saúde para examinar os casos suspeitos e fechar diagnóstico. Até sexta-feira, vamos estar realizando atividades práticas em unidades selecionadas”, informou.
Locais de atendimento
O atendimento direto à população, que faz parte da capacitação, será executado priorizando pacientes com sinais e sintomas suspeitos de hanseníase. O trabalho acontecerá nos seguintes locais:
Terça-feira (19/09) - Pam Salgadinho (Poço);
Quarta-feira (20/09) - Unidade Docente Assistencial - UDA Governador Divaldo Suruagy (Barro Duro);
Quinta-feira (21/09) - UBS José Pimentel Amorim (Salvador Lyra);
Sexta-feira (22/09) - ESF Village II - UDA Prof. Gilberto de Macedo - UFAL.
Secretaria Municipal de Saúde
Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.