Saúde capacita profissionais da Atenção Básica e estudantes

Formação teve o objetivo de aprimorar os conhecimentos e informações técnicas sobre nutrição

Nesttor Netto (estagiário)/Ascom SMS 23/08/2022 às 13:58
Saúde capacita profissionais da Atenção Básica e estudantes
Capacitação para profissionais de saúde. Foto: Ascom SMS

Na manhã desta terça-feira (23), a Secretaria Municipal de Saúde de Maceió (SMS), por meio do Programa Estratégico de Alimentação e Nutrição, promoveu uma capacitação para os profissionais de saúde do Município e estudantes de nutrição da  Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal). O evento aconteceu no auditório da sede da SMS, no Centro.

Nutricionista, Yasmin Caroline Santana, destacou qualidade no atendimento. Foto: Ascom SMS
Nutricionista, Yasmin Caroline Santana, destacou qualidade no atendimento. Foto: Ascom SMS

A técnica do Programa Estratégico de Alimentação e Nutrição, Yasmin Caroline Santana, explicou que a atividade faz parte do planejamento anual, já que há a necessidade de haver uma melhoria na avaliação dos pacientes.

"Buscamos melhorar o atendimento, a avaliação  antropométrica, que aparentemente não parece ser importante. No entanto, é indispensável para o diagnóstico nutricional para definir o peso adequado, o que ajuda no combate à obesidade e desnutrição, nos ajudando a aprimorar os atendimentos prestados por nossos profissionais”, informou.

Durante a capacitação, também foram abordados temas como a promoção da saúde nutricional como uma importante ferramenta para o combate à obesidade, desnutrição e outras doenças ocasionadas pela má alimentação e ausência de exercícios físicos. Esse estilo de vida mais sedentário também pode ajudar no aumento das taxas de glicose, pressão arterial e colesterol alto. 

Nutricionista da GPES, Kelly Barros, participou da capacitação. Foto: Ascom SMS
Nutricionista da GPES, Kelly Barros, participou da capacitação. Foto: Ascom SMS

A nutricionista da Gerência de Promoção e Educação em Saúde (GPES) da SMS, Kelly Barros, participou da capacitação e destacou a importância de  aprimorar seus conhecimentos.

“Hoje estamos participando de uma reciclagem de conhecimentos, vinda de outros olhares, cada um compartilhando seus saberes e ações do dia-a-dia para que, através desse diálogo, possamos nos manter atualizados e prestar um serviço de qualidade à população”, ressaltou. 

Capacitação com profissionais da saúde e estudantes. Foto: Ascom SMS
Capacitação com profissionais da saúde e estudantes. Foto: Ascom SMS

A capacitação contou com convidados da Uncisal, das áreas de Biologia, Nutrição e Educação Física, que destacaram questões técnicas sobre postura do paciente, avaliação antropométrica, método utilizado para investigar o estado nutricional de uma pessoa, as reações químicas e biológicas do corpo humano e os valores nutritivos e benefícios da alimentação saudável diante dos alimentos industrializados.

SMS

Secretaria Municipal de Saúde

Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.