Saúde capacita equipes para campanha de multivacinação
Capacitação nos oito distritos sanitários de Maceió visa aprimorar o fluxo de trabalho e planejamento da campanha, definida para o período de 30/09 a 14/10 e que tem como público-alvo crianças e adolescentes
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), através da Coordenação Técnica de Imunização (CTI), promove ao longo desta semana uma série de capacitações para Unidades de Saúde dos oito Distritos Sanitários. Os treinamentos visam pensar estratégias para aumentar as coberturas vacinais das crianças e realizar um alinhamento para a campanha de multivacinação. Ontem, foi a vez de servidores do 6° e do 3º Distritos Sanitários serem capacitados. Nesta terça-feira (12), será a vez dos servidores do 4º Distrito.
A coordenadora técnica de Imunização de Maceió, Eunice Amorim, falou sobre a importância da realização dessa capacitação e planejamento.
“Ao longo dessa semana estão sendo realizadas oficinas com as unidades de Estratégia de Saúde da Família. E na terça-feira da semana que vem, dia 19, vamos dar início aos trabalhos com as unidades de demanda. O objetivo deste trabalho é informar sobre o Microplanejamento (MP) para as Atividades de Vacinação de Alta Qualidade (Avaq), a fim de realizar a melhoria nas coberturas vacinais. Nesse encontro também fizemos um alinhamento sobre a Campanha de Multivacinação”, informou Eunice Amorim.
A campanha de Multivacinação, está programada para acontecer entre os dias 30 de setembro a 14 de outubro, e tem como público-alvo crianças e adolescentes de até 14 anos de idade e engloba todas as vacinas que são necessárias tomar nessa faixa etária. “A Campanha de Multivacinação não é dose adicional, se trata de uma atualização da caderneta, é um chamamento a nível nacional para dar foco na importância de manter a caderneta atualizada”, explicou a coordenadora técnica de Imunização de Maceió.
Nesses encontros a equipe da Imunização tem apresentado a importância de realizar o Microplanejamento (MP), que se trata de uma metodologia simples e de baixo custo que toma por base as características locais da população-alvo, suas condições geográficas, sociais, culturais e demográficas da área de abrangência da Unidade de Saúde, Equipe Saúde da Família e suas salas de vacina. Esse planejamento ajuda na execução, monitoramento, supervisão e avaliação das atividades de vacinação.
Sobre o Microplanejamento
O processo de MP tem como objetivo as Atividades de Vacinação de Alta Qualidade (Avaq) para o resgate da altas coberturas vacinais dos programas de rotina e outras estratégias de vacinação, e, consequentemente, a erradicação, a eliminação e o controle de doenças imunopreveníveis.
O processo de MP é uma das etapas das Avaq que se desenvolve de forma ascendente (de baixo para cima nos níveis hierárquicos do sistema de saúde), iniciando no nível local e subindo até o nível nacional. De fato, o MP inicia-se nas unidades de saúde, nas quais se operacionalizam as estratégias e as ações de vacinação para alcançar a população-alvo. Essa atualização irá acontecer em todos os distritos sanitários da capital.
Secretaria Municipal de Saúde
Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.