Saúde capacita equipe do Hospital da Cidade para implantar testes rápidos para ISTs

Com a qualificação, profissionais da maternidade do hospital municipal poderão realizar os testes rápidos que detectam HIV , Sífilis e Hepatite B

Wilson Smith / Ascom SMS 27/06/2024 às 11:56
Saúde capacita equipe do Hospital da Cidade para implantar testes rápidos para ISTs
Especialistas da Secretaria de Saúde de Maceió realizaram a capacitação da equipe do Hospital da Cidade. Foto: Ascom SMS

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), através da Coordenação de IST, HIV/Aids e Hepatites Virais, realizou nesta quinta-feira (27) uma capacitação com a equipe da maternidade do Hospital da Cidade (HC) para a implantação de testes rápidos para detectar Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) no momento do parto.

Teresa Carvalho, técnica da Coordenação de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), destacou a importância desse trabalho. 

“A ação faz parte do protocolo de prevenção da transmissão vertical do HIV, sífilis e hepatites. A oferta e execução de testes rápidos na hora do parto é um procedimento obrigatório, considerando que é mais uma oportunidade de intervir preventivamente para que crianças expostas ao HIV, à sífilis ou hepatite, na gestação ou no parto, possam receber profilaxia adequada, contribuindo para reduzir as chances de adoecimento futuro, sequelas ou mesmo óbito”, explicou. 

A iniciativa tem como objetivo principal garantir que todas as gestantes, ao darem entrada na maternidade, sejam submetidas aos testes rápidos para HIV, sífilis e hepatites B. “Detectar essas infecções no momento do parto é crucial para a administração imediata de tratamentos preventivos tanto para a mãe quanto para o recém-nascido, aumentando significativamente as chances de saúde para ambos”, completou Teresa Carvalho, técnica da Coordenação de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).

A capacitação começou nesta quinta-feira (27) e será conduzida em duas etapas. Uma parte da equipe participou das atividades pela manhã, enquanto a segunda parte será treinada na tarde de sexta-feira (28). O treinamento inclui instruções práticas sobre a realização dos testes, orientações sobre a comunicação de resultados e protocolos de encaminhamento para tratamento.

Sobre o trabalho 

A implementação desses testes rápidos no momento do parto faz parte de um esforço contínuo da Secretaria Municipal de Saúde para reduzir as taxas de transmissão de ISTs e melhorar a saúde materno-infantil no Município. "Estamos comprometidos em garantir que todas as crianças tenham um começo de vida saudável e que suas mães recebam os cuidados necessários. Este é um passo fundamental nessa direção", concluiu Teresa Carvalho.

A expectativa é que, com a capacitação e a posterior implantação dos testes rápidos, o Hospital da Cidade sirva como modelo para outras unidades de saúde, promovendo um padrão de atendimento que possa ser replicado em outras regiões, ampliando o alcance das ações de prevenção e tratamento das ISTs.

SMS

Secretaria Municipal de Saúde

Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.