Saúde Bucal de Maceió tem trabalho selecionado para premiação nacional

Iniciativa Atenção Primária à Saúde Forte no SUS dá visibilidade a boas práticas desenvolvidas pelos profissionais do Sistema Único de Saúde em Maceió

Ana Cecília da Silva/Ascom SMS 10/02/2022 às 16:00
Saúde Bucal de Maceió tem trabalho selecionado para premiação nacional
Profissional da USF Rosane Collor durante uma das ações do projeto. Foto: USF Rosane Collor

Uma profissional de saúde de Maceió, a dentista Simone Vasconcelos, que atua na Unidade de Saúde da Família (USF) Rosane Collor, no Clima Bom, teve um relato de experiência aprovado para a primeira etapa da iniciativa ‘Atenção Primária à Saúde (APS) Forte no SUS: Integralidade no Cuidado’. O trabalho aprovado tem como tema os cuidados com a saúde bucal aplicados a uma Instituição de Longa Permanência (ILP) para idosos.

A premiação é promovida pela Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS/OMS) no Brasil, e pelo Ministério da Saúde e tem o objetivo de dar visibilidade às boas práticas desenvolvidas pelos profissionais da Atenção Primária em todo o país. A pesquisa aprovada integra o eixo de “Organização da Rede de Atenção à Saúde Bucal”, que visa visibilizar as ações de promoção e prevenção em saúde bucal e sua integração com as ações das equipes de Estratégia em Saúde da Família (ESF).

Foto: USF Rosane Collor
Foto: USF Rosane Collor

A dentista, Simone Vasconcelos, profissional que teve a experiência aprovada, detalha como é desenvolvido o projeto no município.

“Muitos idosos que vivem em abrigos têm dificuldades motoras por conta do envelhecimento ou doenças sistêmicas e percebemos que muitos dos cuidadores que atuam nesses locais não têm muita informação sobre a forma correta de cuidar da saúde bucal desses idosos. Então o nosso trabalho é conscientizar que a saúde bucal vai além dos dentes e a devida atenção garante uma saúde sistêmica e mais qualidade de vida para esse público”, explica.

Dentista, Simone Vasconcelos, teve a experiência aprovada em premiação nacional. Foto: Arquivo pessoal
Dentista, Simone Vasconcelos, teve a experiência aprovada em premiação nacional. Foto: Arquivo pessoal

“Nós realizamos visitas, promovemos oficinas para ensinar como fazer a higiene bucal correta, ensinamos como confeccionar abridores de bocas e a higienizar corretamente as próteses dentárias. Além disso, trabalhamos com exames epidemiológicos para ver quais as principais necessidades desses idosos para realizar o tratamento correto, que pode ser feito tanto no próprio abrigo quanto na unidade de saúde”, completa a dentista.

Dentro das ações do projeto, chamado “Melhor Sorriso na Melhor Idade”, também são feitas capacitações sobre lesões bucais, que buscam auxiliar na detecção precoce do câncer de boca, de modo que esses cuidadores possam detectar possíveis sinais e sintomas da doença.

Reconhecimento

Sobre a aprovação para o prêmio, a dentista revela que o momento é de felicidade por ter o trabalho reconhecido. "Essa aprovação ajuda a fortalecer o SUS e a odontologia no Município. Nosso trabalho se classificou entre os 10 melhores em nível nacional e isso é uma grande motivação para que continuemos desenvolvendo esse projeto", celebra Simone.

A profissional conta que o projeto existe desde 2019, graças ao apoio dos agentes comunitários de saúde. Em 2021, o trabalho começou a contar com novos parceiros, tais como fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais do Núcleo Ampliado de Saúde da Família (Nasf). A atuação de todos estes profissionais visa a atenção integral à saúde dos usuários.

O trabalho intitulado “Capacitação dos Cuidadores de Idosos de uma Instituição de Longa Permanência de Idosos sobre cuidados em Saúde Bucal realizados por uma equipe de Estratégia em Saúde da Família (ESF)” segue agora para as demais etapas da seleção. A premiação está prevista para acontecer em abril.

SMS

Secretaria Municipal de Saúde

Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.