Saúde atualiza vacinação de pessoas em situação de rua

Atividade dá sequência à ação iniciada no último dia 2 de maio, que mapeou a situação vacinal deste público, visando regularizar o ciclo de imunização contra a Covid-19

Polyanna Monteiro/Ascom SMS 09/05/2022 às 13:37
Saúde atualiza vacinação de pessoas em situação de rua
População em situação de rua completa imunização contra Covid-19. Foto: Célio Júnior/Secom Maceió

O Programa Consultório na Rua da Secretaria de Saúde de Maceió (SMS) iniciou, nesta segunda-feira (9), a atualização da vacinação contra a Covid-19 de pessoas em situação de rua contra a Covid-19. A atividade é uma continuidade da ação iniciada no último dia 2 de maio, que mapeou  a situação vacinal deste público, visando regularizar o ciclo de imunização.

A vacinação teve início no Centro Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP), em Jaraguá, e segue até sexta-feira (13) em instituições de referência para a população em situação de rua em diferentes regiões de Maceió.

Segundo levantamento feito pelas equipes do Consultório na Rua, 1.206 pessoas ainda estão com a cobertura vacinal incompleta. De acordo com a coordenadora do serviço, Jorgina Sales, o objetivo da ação é imunizar todas as pessoas com pendências no calendário vacinal. 

“No mapeamento, verificamos as mais diversas situações, que serão atendidas uma a uma, com a maior brevidade possível”, disse a coordenadora.

Coordenadora do Programa Consultório na Rua, Jorgina Sales. Foto: Ascom SMS
Coordenadora do Programa Consultório na Rua, Jorgina Sales. Foto: Ascom SMS

Para a coordenadora geral de Atenção à População em Situação de Rua da Secretaria Municipal de Assistência Social de Maceió, Renata Cavalcanti, é gratificante trabalhar em parceria com o Consultório na Rua para reforçar a vacinação dessas pessoas.

"É uma satisfação muito grande fazer parte dessa parceria para trazer o serviço de imunização às unidades que atendem à população em situação de rua no Município. Com esse esforço conjunto, conseguiremos regularizar a situação vacinal de muitos maceioenses”, informou.

A imunização das pessoas em situação de rua está sob coordenação da Gerência de Imunização da SMS.

“Trata-se de um público que vive em grande vulnerabilidade social e, que por este motivo, muitas vezes não procura por serviços de saúde. Na ação de hoje, nosso papel é garantir o acesso à vacina ao maior número de pessoas possível e estender ainda mais a quantidade de pessoas com o ciclo vacinal completo”, destaca a gerente de Imunização de Maceió, Eunice Amorim.

A vacinação ocorre de maneira integrada entre órgãos municipais, como a Secretaria de Saúde e Assessoria Especial de Políticas Sociais da Prefeitura de Maceió, além de instituições como a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (Cosems/AL).

O calendário de imunização segue até a próxima sexta-feira (13) em pontos estratégicos da cidade.

Confira datas e locais:

10/05 (9h): Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua 2 (Farol)

11/05 (13h às 16h): Papódromo (Vergel do Lago)

12/05 (14h às 18h): Praça e Mercado do Benedito Bentes

13/05 (16h às 20h): Casa de Passagem Manoel Coelho (Poço)

Atualização da vacinação de pessoas em situação de rua contra a Covid segue até sexta (13)
SMS

Secretaria Municipal de Saúde

Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.