Saúde atualiza Agentes Comunitários sobre proteção a adolescentes

Evento teve o objetivo de preparar os profissionais em suas buscas ativas e fortalecer ainda mais o elo entre saúde ,educação e comunidade.

Nesttor Netto/Ascom SMS 24/09/2025 às 11:10
Saúde atualiza Agentes Comunitários sobre proteção a adolescentes
O evento aconteceu no auditório da SMS. Foto: Ascom SMS

A Secretaria de Saúde de Maceió (SMS), promoveu nesta quarta-feira (24), uma atualização para Agentes Comunitários de Saúde (ACSs), a fim de reforçar a rede de apoio a adolescentes.  Com o intuito de preparar os profissionais em suas buscas ativas e fortalecer ainda mais o elo entre saúde, educação e comunidade. O evento discutiu manejo e abordagens adequadas referente à saúde mental, sexual e assistência a esse público.   

A iniciativa do Programa de Atenção Integral à Saúde da Criança e do Adolescente  da SMS propôs uma roda de conversa denominada “Caminhos Possíveis na Proteção dos Adolescentes pelos ACS na Saúde Pública”, para gerar debates, trocas de experiências exitosas e discutir estratégias para fortalecer a saúde mental, sexual  e assistência.

A capacitação contou com palestras de programas estratégicos, em uma tríade de atualização com representantes da Coordenação Técnica de Atenção Psicossocial, para falar sobre saúde mental; e uma discussão sobre acesso à direitos com uma assistente social da Vigilância em Saúde. Além disso, o Programa de ISTs, Aids e Hepatites Virais, disseminou métodos de prevenção e conscientização.  

De acordo com Luana Melo, coordenadora de Atenção Primária da SMS, os ACSs são um elo que gera o vínculo entre comunidade e saúde. “Durante as buscas ativas é feito um diagnóstico do histórico social e da saúde desse público. Essa iniciativa prepara os profissionais para exercer o trabalho educativo e de saúde, a fim de evitar transtornos mentais nesse público, gravidez na adolescência, infecções sexualmente transmissíveis, entre outros”. 

“O evento proporciona uma qualificação para manejo e atuação adequada com o público adolescente, de modo promover saúde e evitar os impactos sociais que abrangem a saúde do adolescente”, completou Luana Melo.

SMS

Secretaria Municipal de Saúde

Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.