Saúde atende população do Mercado do Artesanato

Iniciativa é fruto da ação conjunta entre Semapa e SMS, por meio do Programa Saúde da Gente

Nesttor Netto/Ascom SMS 05/04/2024 às 14:13
Saúde atende população do Mercado do Artesanato
Diversos serviços de saúde foram disponibilizados na ocasião. Foto: Ascom SMS

Equipes multiprofissionais do maior programa itinerante do Brasil, o Saúde da Gente, estiveram na manhã desta sexta-feira (5), no Mercado do Artesanato, na Levada, oferecendo serviços de saúde para os comerciantes, consumidores e a população local. As atividades iniciaram às 8h30, com atendimentos estendidos até às 16h.

O intuito da ação foi facilitar o acesso à saúde para o público que trabalha no Mercado do Artesanato, a fim de aproximar os serviços dessa parcela da população que, por conta da atividade, tem dificuldade de dispor de tempo para se deslocar a uma unidade de saúde.

Os consumidores do local também tiveram a oportunidade de participarem da iniciativa. Para obter atendimento na ação, os usuários precisavam estar com o número do CPF em mãos, caso não estivessem com o Cartão do SUS.

Danielma Ferreira reside no Tabuleiro do Martins. Ela estava no mercado e resolveu fazer uma consulta com o clínico geral para solicitar exames e encaminhamentos. “Fiquei sabendo e já vim aproveitar a oportunidade desses serviços. Ações itinerantes como essa são muito importantes para a saúde da população, pois agilizam nossos cuidados. São eficazes, tanto para a população quanto para a Saúde, que aproximam os serviços para quem precisa deles, facilitando o acesso e tornando o atendimento mais rápido”, destacou.

Danielma Ferreira aproveitou a oportunidade para solicitar exames. Foto: Ascom SMS
Danielma Ferreira aproveitou a oportunidade para solicitar exames. Foto: Ascom SMS

A iniciativa foi realizada pela Secretaria Municipal de Abastecimento, Pesca e Agricultura (Semapa) numa ação conjunta com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), que disponibilizou as equipes multidisciplinares de Saúde do Programa Saúde da Gente na ação. 

Na ocasião, foram oferecidos serviços das frentes de atuação da saúde da mulher, do homem e infantil, com a disponibilização de consultas em pediatria, clínica geral, dermatologia, ginecologia, nutrição e fisioterapia, além de atualização vacinal, orientações de técnicos em saúde bucal, psicólogos e educadores físicos.

Estavam disponíveis ainda procedimentos de enfermagem, aferição de pressão e glicemia, testes rápidos para detectar infecções sexualmente transmissíveis, ventosaterapia, encaminhamentos para especialidades e exames e também prescrição de medicamentos.

Secretário da Semapa, Caio Beltrão. Foto: Ascom SMS
Secretário da Semapa, Caio Beltrão. Foto: Ascom SMS

Caio Beltrão, secretário da Semapa, esteve no local e compartilhou o que levou a pasta a buscar a parceria da SMS, para a realização da iniciativa de prestação de serviços no mercado público do artesanato de Maceió. 

“Identificamos que os trabalhadores dos mercados públicos muitas vezes não têm tempo de ir a uma unidade de saúde para se cuidar. Então, desenvolvemos essa parceria para levar saúde aos mercados, e pretendemos manter essa iniciativa. É uma ação social de saúde e  acolhedora. E muitas vezes esse público também não tem onde deixar os filhos, então vimos que o Programa Saúde da Gente caberia melhor em nossa ideia, pela amplitude de públicos que atende - da criança ao adulto - com a oferta de serviços e cuidado de qualidade nos próprios estabelecimentos onde trabalham”, enfatizou.

Entre as representantes da SMS que estiveram no local, a fim de colaborar com a coordenação dos serviços, estavam a responsável técnica da Saúde do Homem, Camila Calaça e Marglene Oliveira, coordenadora da Saúde da Criança. “Essa parceria é excelente, pois sabemos que o homem não procura a unidade de saúde e aqui a gente consegue captar e cuidar desse usuário de forma espontânea", comentou Camila Calaça. 

“Em momentos como esse, a participação da Saúde da Criança é fundamental, porque muitos pais que trabalham aqui não têm tempo de levar as crianças às unidades, então é uma oportunidade que facilita cuidar dos pequenos. Por isso, se faz necessário trazer os serviços existentes nas unidades de saúde do município e colocá-lo à disposição da comunidade, especialmente hoje, aqui no mercado”, completou Marglene Oliveira.

SMS

Secretaria Municipal de Saúde

Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.