Saúde articula expansão da oferta de profilaxia pré-exposição

PrEP em Maceió será descentralizada e integrada para uma prevenção abrangente em Maceió

Wilson Smith / Ascom SMS 27/03/2024 às 14:53
Saúde articula expansão da oferta de profilaxia pré-exposição
Reunião estratégica visa expansão da oferta de profilaxia pré-exposição. Foto: Cortesia

A Diretoria de Vigilância em Saúde realizou, nesta quarta-feira (27), uma reunião com o objetivo de articular a expansão da oferta de PrEP (profilaxia pré-exposição) em Maceió. O encontro contou com a participação da Direção da DVS, Coordenação de Epidemiologia, Direção do Pam Salgadinho e equipe do programa IST, HIV/Aids e Hepatites Virais, sinalizando um aprimoramento no serviço voltado ao combate do HIV/Aids na capital alagoana.

A proposta inicial envolve a descentralização da oferta da  PrEP nas Unidades de Referência nos oito Distritos Sanitários, especialmente aqueles com serviços de saúde noturnos, conhecidos como Corujão da Saúde. Este movimento estratégico busca ampliar o acesso à PrEP, tornando-a disponível em locais mais acessíveis e adaptados à rotina dos cidadãos.

Teresa de Carvalho, técnica da Coordenação de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), destaca a importância da capacitação das equipes e da avaliação criteriosa do serviço após a implantação. 

“A PrEP é a profilaxia pré-exposição que precisa estar acessível para toda a comunidade.  A proposta inicial é a descentralização desta oferta nas unidades de referência nos distritos sanitários com Corujão da Saúde.  Após a capacitação das equipes,  implantação do serviço,  avaliação,  vamos avançando na disponibilização em outros pontos de atenção.  O próximo passo é o alinhamento com a Atenção Básica e coordenação de Distritos Sanitários para darmos início ao processo de implantação da expansão da PrEP, que atualmente é a forma mais eficiente de prevenção”, relatou a técnica. 

A técnica reforça que a colaboração com a Atenção Básica e a coordenação dos Distritos Sanitários são passos cruciais para o sucesso dessa iniciativa. Esse alinhamento estratégico visa garantir que a expansão da PrEP seja integrada ao sistema de saúde local, alcançando assim um maior número de pessoas em diferentes pontos de atenção.

Sobre a PrEP

A PrEP não substitui outros métodos de prevenção, mas sim complementa-os. A mandala da prevenção, composta por diversos métodos, ganha um novo elemento significativo com a inclusão da PrEP, fortalecendo assim a resposta da cidade de Maceió no combate ao HIV/Aids. Com essa nova abordagem, Maceió está dando mais um passo importante que reforça o compromisso com a prevenção e saúde da população.

SMS

Secretaria Municipal de Saúde

Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.