Saúde apresenta serviços destinados ao cuidado do servidor público de Maceió

Centro de Atendimento e Cuidados ao Servidor Público de Maceió e o Serviço de Atenção à Saúde do Servidor da SMS foram divulgados durante encontro

Marília Ferreira/Ascom SMS 13/09/2023 às 15:00
Saúde apresenta serviços destinados ao cuidado do servidor público de Maceió
Reunião ressaltou a valorização do trabalhador com a exposição dos serviços ofertados aos servidores públicos. Foto: Ascom SMS

Com o objetivo de trabalhar a Política Nacional de Humanização - que aposta na inclusão de trabalhadores, usuários e gestores na produção e gestão do cuidado e dos processos de trabalho -, a Gerência Técnica de Desenvolvimento e Desempenho do Servidor da Secretaria Municipal de Saúde de Maceió (SMS) promoveu, nesta quarta-feira (13), um encontro no auditório da pasta para apresentar serviços destinados ao cuidado e atenção à saúde dos servidores públicos do município.

Na oportunidade, foram apresentados aos servidores dois serviços ofertados pelo município: o CAC (Centro de Atendimento e Cuidados ao Servidor Público de Maceió), destinado a todos os servidores públicos de Maceió; e o SASS (Serviço de Atenção à Saúde do Servidor), voltado apenas para o cuidado dos servidores públicos que atuam na SMS.

“Estamos realizando esse momento de reunião com os apoiadores da Política Nacional de Humanização para trabalhar as diretrizes dessa política por meio da valorização do trabalho e do trabalhador com a apresentação dos serviços ofertados pelo CAC e o SASS. Nosso objetivo é mostrar aos servidores que eles também podem contar com dispositivos que oferecem cuidado e atenção à saúde desses profissionais”, afirma a enfermeira da Gerência Técnica de Desenvolvimento e Desempenho do Servidor da SMS, Camila Alves.

Camila Alves, enfermeira da Gerência Técnica de Desenvolvimento e Desempenho do Servidor da SMS. Foto: Ascom SMS
Camila Alves, enfermeira da Gerência Técnica de Desenvolvimento e Desempenho do Servidor da SMS. Foto: Ascom SMS

O coordenador do SASS, André Oliveira, apresentou os serviços disponibilizados pelo setor e ressaltou a importância de se ter um olhar diferenciado à saúde dos servidores da SMS, que lidam diariamente com as demandas da população e se dedicam a cuidar dos cidadãos maceioenses.

“É evidente as necessidades de cuidado com a saúde dos servidores, em razão do desgaste da atividade laboral do profissional da saúde. Por isso, o SASS foi criado com o objetivo de trazer promoção e prevenção à saúde do servidor, articulando práticas que favorecem a qualidade de vida e bem-estar físico, mental e social”, explica. 

André Oliveira, coordenador do SASS. Foto: Ascom SMS
André Oliveira, coordenador do SASS. Foto: Ascom SMS

Diferentemente do SASS, o CAC é voltado para o cuidado com a saúde dos 27 mil servidores públicos de Maceió. O espaço foi criado para dar assistência gratuita, promovendo reabilitação, qualidade de vida e segurança laboral dos servidores ativos e aposentados da gestão da capital.

“O servidor público, muitas vezes, está cansado fisicamente e mentalmente por estar o tempo todo se dedicando ao trabalho, e acaba precisando de um apoio voltado para o cuidado da sua saúde. Por isso, a Prefeitura de Maceió criou o CAC, com o objetivo de promover a saúde e a qualidade de vida no trabalho, visando o bem-estar dos servidores, reabilitando e prevenindo riscos à saúde e à segurança”, destaca a diretora clínica do CAC, Larissa Borges.

Larissa Borges, diretora clínica do CAC. Foto: Ascom SMS
Larissa Borges, diretora clínica do CAC. Foto: Ascom SMS

CAC - Como acessar o serviço?

Os funcionários públicos do município podem agendar serviços de saúde preventiva, cuidados físicos e mentais, incluindo pilates, fisioterapia motora, fonoaudiologia, psiquiatria, psicologia, serviço social, nutrição, educadores físicos e reeducação financeira.

O agendamento pode ser feito pelo WhatsApp (82 99974-9740) ou presencialmente. O CAC está localizado na Rua Oliveira e Silva, número 138, no Centro. O local funciona das 8h às 16h30, de segunda a sexta-feira, e das 8h às 14h, aos sábados, permitindo que os servidores possam agendar atendimentos de acordo com as rotinas de trabalho.

Todos os serviços ofertados pelo CAC devem ser marcados com a apresentação dos dados pessoais e por meio de encaminhamento médico, principalmente pela Junta Médica do Município de Maceió.

SASS - Como acessar o serviço?

O SASS da SMS é de portas abertas. Basta o servidor se dirigir à sede da SMS e procurar o Serviço de Atenção à Saúde do Servidor, que funciona na sala 213. Quem vai ao local, passa pelo acolhimento, com posterior abertura da ficha de acompanhamento individual. Com este cadastro, o servidor iniciará o acompanhamento integral das suas condições de saúde.

Entre os serviços ofertados aos servidores da Secretaria de Saúde de Maceió estão acolhimento biopsicossocial, avaliação antropométrica, ginástica laboral, avaliação ergonômica, caminhada orientada, avaliação nutricional, mediação de conflitos, meditação, ouvindo os servidores/grupos de conversação e auriculoterapia.

SMS

Secretaria Municipal de Saúde

Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.