Saúde apresenta relatório sobre prestação de contas à Câmara de Vereadores

Durante audiência pública, foram apresentadas dados e políticas de saúde realizadas em Maceió visando melhor a qualidade da assistência prestada à população

Ana Cecília da Silva / Ascom SMS 23/08/2022 às 10:21
Saúde apresenta relatório sobre prestação de contas à Câmara de Vereadores
Foto: Rodrigo Carlos/Ascom SMS

Representantes da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), participaram, na tarde desta segunda-feira (23), de uma audiência pública na Câmara de Vereadores de Maceió para prestação de contas referente aos indicadores de saúde do 3º quadrimestre de 2021 e 1º quadrimestre de 2022. A audiência foi presidida pelo vereador Walmir Melo, integrante da Comissão de Higiene e Saúde Pública da Câmara.

O relatório referente ao quadrimestre é um importante instrumento de monitoramento e acompanhamento das políticas de saúde, contendo o montante de recursos aplicados no período em cada área técnica, as auditorias realizadas nos serviços de saúde conveniados e a execução da programação anual de saúde.

Sônia Moura, secretária-adjunta de Governança da SMS, apresentou a prestação de contas aos vereadores e representantes da sociedade civil, destacando os principais avanços alcançados pela gestão em cada período.

“No 3º quadrimestre de 2021, podemos destacar no eixo ‘Saúde com qualidade, acesso e expansão dos serviços’, a implementação da Rede Cegonha, com 100% das metas cumpridas, 87% das metas de fortalecimento e modernização da promoção e vigilância em saúde e 75% do aprimoramento da atenção especializada ambulatorial e hospitalar”, destaca.

Sônia Moura, secretária-adjunta de Governança. Foto: Rodrigo Carlos/ Ascom SMS
Sônia Moura, secretária-adjunta de Governança. Foto: Rodrigo Carlos/ Ascom SMS

Durante a apresentação também tiveram destaque as ações voltadas para a Atenção Básica implementadas nesse período, como o início da extensão dos horários de funcionamento de Unidades de Saúde que passaram a funcionar com o modelo de Corujão, o monitoramento da assistência prestada às gestantes, implantação da rede de cuidado e fluxo de saúde mental em 22 unidades de saúde, entrega de 100% dos medicamentos e insumos do programa Remédio em Casa para pacientes atendidos pelo Serviço de Atenção Domiciliar (SAD), entre outros.

Foto: Rodrigo Carlos/ Ascom SMS
Foto: Rodrigo Carlos/ Ascom SMS

Já em relação as ações realizadas no 1º quadrimestre de 2022, foram destacadas durante a audiência, a capacitação de profissionais da Atenção Básica, a realização da 5ª Conferência Municipal de Saúde Mental, ações da Vigilância em Zoonoses para recolhimento de animais em vias públicas e as constantes capacitações da Vigilância Sanitária para diversos setores produtivos de Maceió.

Ao final da audiência, foi facultada a palavra ao público para que fossem feitas perguntas aos membros da mesa com o intuito de sanar dúvidas e para que sejam pensadas estratégias para melhorar cada vez mais o acesso aos serviços de saúde.

SMS

Secretaria Municipal de Saúde

Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.