Saúde apresenta relatório de gestão em audiência pública

Redação 16/12/2020 às 09:11
Saúde apresenta relatório de gestão em audiência pública

Apresentação aconteceu de forma virtual

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) fez a apresentação, nessa terça-feira (15), do Relatório de Gestão relativo ao 2º Quadrimestre de 2020, em audiência pública realizada pela Câmara Municipal de Maceió (CMM) no formato híbrido – presencial e virtual, através da plataforma Zoom. O órgão expôs como foi feita a aplicação dos recursos do Sistema Único de Saúde (SUS) no Município durante este período.

A apresentação da prestação de contas foi feita pela diretora de Gestão e Planejamento em Saúde da SMS, Sônia Moura, em cumprimento ao Art. 7º da Portaria 2.135/2013, do Ministério da Saúde – que determina a medida como forma de monitorar e acompanhar a execução do Plano Anual de Saúde (PAS) – e a Resolução nº 459/2012, do Conselho Nacional de Saúde (CNS), demonstrando – como tem feito a cada final de quadrimestre – como tem se dado a execução da programação anual de ações de saúde, além do montante e fonte de recursos aplicados nos últimos quatro meses da gestão.

“Trata-se de um ato de transparência da gestão, compartilhar esses dados de forma aberta, em audiência pública, com a população e a sociedade civil como um todo, mostrando como tem se dado o desempenho das ações de saúde na Capital”, afirmou Sônia.

Conduzida pelo vereador Cleber Costa, presidente da Comissão Permamente de Higiene, Saúde Pública e Assistência Social da CMM, a apresentação apontou as áreas onde a atuação da SMS foi mais eficiente e aquelas onde o desempenho ficou em parte comprometido pela ocorrência da pandemia da Covid-19, a exemplo dos serviços disponibilizados nas unidades do Município – consultas, exames, ações educativas e preventivas, além de outros procedimentos – causado não só pelo período de isolamento social, mas também pelo número considerável de servidores do grupo de risco afastados do trabalho.

Sônia ressaltou que o Município tem muitos avanços a comemorar. Entre os principais pontos positivos, ela cita a melhoria do acesso à Atenção Básica e à Atenção Especializada, possibilitada pela contratualização de 100% dos serviços do SUS, ampliando a rede de atendimento e reduzindo assim os processos de judicialização.

Também foram registrados resultados satisfatórios em pontos como redução da mortalidade infantil, cobertura das condicionalidades de saúde do Bolsa Família, processo de cura da hanseníase, estrutura física da rede de atendimento no município e, principalmente, no que diz respeito a medicamentos e correlatos, que atingiu um percentual de 80% de abastecimento.

Para o enfrentamento da Covid-19, a diretora relacionou medidas como a implantação de quatro centros de atendimento para a doença (unidades de síndromes gripais), o monitoramento (por telefone) dos casos suspeitos ou confirmados, ações de educação permanente para as equipes da Estratégia de Saúde da Família (ESF) e a instalação do centro especializado no atendimento pós-Covid (único no país), além de inúmeras ações direcionadas ao enfrentamento da pandemia nas diversas gerências e programas da SMS.

“Foi preciso direcionar o foco de atuação da maior parte de nossas áreas técnicas para atender a esse novo momento que a saúde mundial vem enfrentando. Dessa forma, a equipe atual deixa para a futura gestão uma estrutura com condições objetivas e recursos financeiros em caixa para garantir a continuidade e qualidade da assistência à população”, reforçou Sônia.

A diretora aproveitou o momento para ressaltar também que, com o aumento preocupante do número de casos de Covid-19 em Maceió – percebido principalmente pelo atendimento nas unidades de síndromes gripais (que saltou de 737 pacientes por semana há um mês, para 2.307 na última semana) – será fundamental promover o engajamento de toda a sociedade com relação às medidas de enfrentamento à pandemia, especialmente o isolamento social, para que o município consiga superar essa nova fase da doença.

Cássia Oliveira/ Ascom SMS

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