Saúde apresenta indicadores de avaliação do Plano Municipal de Saúde

Servidores discutiram estratégias para aprimorar os processos de trabalho e a organização dos serviços ofertados no SUS

Marília Ferreira/Ascom SMS 25/04/2022 às 15:27
Saúde apresenta indicadores de avaliação do Plano Municipal de Saúde
Reunião proporcionou aprimoramento do SUS em Maceió. Foto: Ascom SMS

Com o objetivo de levantar dados, conhecimento e informação, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Maceió apresentou, na manhã desta segunda-feira (25), os indicadores do Plano Municipal de Saúde (PMS) 2022-2025. A oficina aconteceu no auditório da SMS e reuniu áreas técnicas, gerências, coordenações e diretorias da pasta.

Na ocasião, além da apresentação dos indicadores do PMS pela Coordenação Geral de Análise de Situação de Saúde, os servidores discutiram sobre a responsabilidade e fluxo de monitoramento dos 33 indicadores (12 indicadores de acesso, 16 de efetividade e 5 operacionais).

A diretora de Gestão de Planejamento em Saúde, Sônia Moura, ressalta que a apresentação dos indicadores proporciona um debate para a construção de melhorias na Saúde de Maceió.

“Esta apresentação é muito importante para discutirmos junto às áreas técnicas, coordenações e diretorias quais são os indicadores de saúde, a importância de cada um deles e o fluxo de monitoramento, que acontece todo quadrimestre. Por meio desta oficina, temos o conhecimento dos indicadores que precisam ser melhorados para que possamos construir uma saúde de qualidade, proporcionando condições dignas de atendimento para os usuários do SUS”, enfatiza.

Coordenadora de Análise de Situação de Saúde, Quitéria Ferreira. Foto: Ascom SMS
Coordenadora de Análise de Situação de Saúde, Quitéria Ferreira. Foto: Ascom SMS

“Nossa função é reunir informações produzidas e demandadas pelas áreas técnicas da SMS, analisá-las e, posteriormente, socializá-las com a população. Uma das funções primordiais dessa oficina é saber como iremos subsidiar a gestão para que as estratégias de operacionalização da política de saúde sejam efetivadas no Município”, destaca a coordenadora de Análise de Situação de Saúde, Quitéria Ferreira.

Com a análise dos indicadores, os servidores verificaram a conexão com as ações da Programação Anual de Saúde (PAS) e discutiram estratégias para aperfeiçoar os processos de trabalho e a organização dos serviços, com vistas ao alcance dos referidos indicadores.

Indicadores

Durante a exposição, foram apresentados três indicadores que subsidiam o processo de monitoramento entre a gestão: Indicadores de Acesso, Indicadores de Efetividade e Indicadores Operacionais.

Os Indicadores de Acesso avaliam a cobertura realizada pela Saúde de Maceió, ou seja, observa a demanda que chega até o serviço ofertado pelo município, a exemplo da cobertura populacional estimada de saúde bucal na Atenção Básica.

Os Indicadores de Efetividade mostram o grau com que os serviços e as ações atingem os resultados esperados, especialmente em relação à morbimortalidade, a exemplo da proporção de cura dos casos de tuberculose.

Os Indicadores Operacionais mensuram a eficiência com que a gestão do SUS estrutura a rede física de serviços assistenciais e conduz as ações e serviços de saúde, evidenciando os produtos e benefícios resultantes do esforço institucional, a exemplo do número de unidades de saúde reformadas.

SMS

Secretaria Municipal de Saúde

Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.