Saúde apresenta indicadores de avaliação do Plano Municipal de Saúde
Servidores discutiram estratégias para aprimorar os processos de trabalho e a organização dos serviços ofertados no SUS
Com o objetivo de levantar dados, conhecimento e informação, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Maceió apresentou, na manhã desta segunda-feira (25), os indicadores do Plano Municipal de Saúde (PMS) 2022-2025. A oficina aconteceu no auditório da SMS e reuniu áreas técnicas, gerências, coordenações e diretorias da pasta.
Na ocasião, além da apresentação dos indicadores do PMS pela Coordenação Geral de Análise de Situação de Saúde, os servidores discutiram sobre a responsabilidade e fluxo de monitoramento dos 33 indicadores (12 indicadores de acesso, 16 de efetividade e 5 operacionais).
A diretora de Gestão de Planejamento em Saúde, Sônia Moura, ressalta que a apresentação dos indicadores proporciona um debate para a construção de melhorias na Saúde de Maceió.
“Esta apresentação é muito importante para discutirmos junto às áreas técnicas, coordenações e diretorias quais são os indicadores de saúde, a importância de cada um deles e o fluxo de monitoramento, que acontece todo quadrimestre. Por meio desta oficina, temos o conhecimento dos indicadores que precisam ser melhorados para que possamos construir uma saúde de qualidade, proporcionando condições dignas de atendimento para os usuários do SUS”, enfatiza.
“Nossa função é reunir informações produzidas e demandadas pelas áreas técnicas da SMS, analisá-las e, posteriormente, socializá-las com a população. Uma das funções primordiais dessa oficina é saber como iremos subsidiar a gestão para que as estratégias de operacionalização da política de saúde sejam efetivadas no Município”, destaca a coordenadora de Análise de Situação de Saúde, Quitéria Ferreira.
Com a análise dos indicadores, os servidores verificaram a conexão com as ações da Programação Anual de Saúde (PAS) e discutiram estratégias para aperfeiçoar os processos de trabalho e a organização dos serviços, com vistas ao alcance dos referidos indicadores.
Indicadores
Durante a exposição, foram apresentados três indicadores que subsidiam o processo de monitoramento entre a gestão: Indicadores de Acesso, Indicadores de Efetividade e Indicadores Operacionais.
Os Indicadores de Acesso avaliam a cobertura realizada pela Saúde de Maceió, ou seja, observa a demanda que chega até o serviço ofertado pelo município, a exemplo da cobertura populacional estimada de saúde bucal na Atenção Básica.
Os Indicadores de Efetividade mostram o grau com que os serviços e as ações atingem os resultados esperados, especialmente em relação à morbimortalidade, a exemplo da proporção de cura dos casos de tuberculose.
Os Indicadores Operacionais mensuram a eficiência com que a gestão do SUS estrutura a rede física de serviços assistenciais e conduz as ações e serviços de saúde, evidenciando os produtos e benefícios resultantes do esforço institucional, a exemplo do número de unidades de saúde reformadas.
Secretaria Municipal de Saúde
Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.