Saúde amplia oferta de histeroscopia diagnóstica para usuárias do SUS

Exame tem o objetivo de diagnosticar de forma precoce doenças na cavidade do útero

Ana Cecília da Silva - Ascom SMS 18/10/2023 às 12:30
Saúde amplia oferta de histeroscopia diagnóstica para usuárias do SUS
Procedimento permite diagnosticar de forma precoce doenças uterinas. Foto: Divulgação

Buscando ampliar de forma contínua a oferta de exames e procedimentos pelo Sistema Único de Saúde (SUS), a Secretaria de Saúde de Maceió tem trabalhado para diminuir filas existentes e dar mais agilidade no atendimento aos cidadãos. Uma das iniciativas do órgão foi a parceria com o hospital Sanatório para a ampliação da histeroscopia diagnóstica, exame ginecológico que ajuda a identificar diversas patologias no útero.

Segundo Sandra Torres, diretora de Linhas Prioritárias da Secretaria Municipal de Saúde, apenas o Hospital Universitário realizava o procedimento e, com a ampliação para mais um prestador, as mulheres que precisam do exame serão atendidas de forma mais célere.

“A realização da histeroscopia diagnóstica é de muita relevância para o público feminino, pois esse é um exame que visualiza o interior do útero, identificando as diversas patologias, como miomas, pólipos, lesões, e instituindo o tratamento adequado. Já realizamos a diagnóstica e vamos ampliar para a cirúrgica, quando o médico já pode realizar correções durante o exame, permitindo o tratamento de patologias benignas no útero. Essa ampliação nos permite trazer resolutividade e mais acesso às usuárias do SUS”, explica.

Gustavo Cantarelli é médico do hospital Sanatório e coordena as ações de histeroscopia e destaca a importância da oferta desse exame. “Após a realização do exame, que indica se a paciente tem alguma doença da cavidade uterina, enviamos o material coletado para análise e indicamos o procedimento necessário para o tratamento. A iniciativa é muito importante, pois estamos tratando mulheres, muitas são pacientes jovens, com desejo de engravidar e com o acesso a esse procedimento conseguimos melhorar, entre outros aspectos, sua capacidade de gravidez através dessa avaliação”, destaca.

Gustavo Cantarelli é médico do hospital Sanatório e coordena as ações de histeroscopia. Fotos: Cortesia
Gustavo Cantarelli é médico do hospital Sanatório e coordena as ações de histeroscopia. Fotos: Cortesia

“A histeroscopia é um exame de difícil acesso aos pacientes e com essa parceria com a SMS, conseguimos ajudar a essas mulheres que são atendidas pelo SUS. Com a dificuldade de acesso, muitas delas só tinham algum diagnóstico após muito tempo e o tratamento já era outro. Então com essa possibilidade de diagnóstico precoce, com um exame realizado a nível ambulatorial, conseguimos excelentes resultados”, destaca Antônio Carlos Moraes, médico do hospital e um dos responsáveis pela realização dos exames.

Parcerias de ensino

O médico histeroscopista e professor, Thiago Guazelli, veio de São Paulo para participar dos procedimentos e desenvolver cursos e eventos voltados para o ensino de histeroscopia junto aos profissionais que atuam nos procedimentos em Maceió.

“Com isso, buscamos aumentar o alcance dessa técnica para pacientes do SUS. Esse exame, entre outras doenças, é importante para diagnosticar o câncer de endométrio, muito comum em pacientes pós menopausa e com o envelhecimento da população e aumento da expectativa de vida, a patologia vem se tornando comum. Por isso, é fundamental aumentarmos cada vez mais o alcance dos procedimentos a essas pacientes”, explica o médico.

Os procedimentos realizados em parceria são coordenados pelos médicos Antônio Carlos Moraes, Gustavo Cantarelli e Isadora Casado.

Sobre o procedimento
A histeroscopia é uma modalidade da endoscopia e é realizada através do endoscópio no canal vaginal e uterino para observação dessas estruturas. Na histeroscopia ambulatorial, a tecnologia é utilizada como exame, permitindo intervenções somente para o ressacamento de pequenos tecidos uterinos e coleta de material biológico para biópsia. Não é necessário o uso de anestesia ou sedação. Já a histeroscopia cirúrgica é um procedimento minimamente invasivo e facilita o tratamento de diversas condições ginecológicas e tem o objetivo de realizar o tratamento de anomalias já diagnosticadas.

SMS

Secretaria Municipal de Saúde

Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.