Saúde alerta sobre a importância do teste de HIV para diagnóstico precoce da Aids

Município realiza testes em todas as unidades de saúde e no Bloco I do PAM Salgadinho

Polyanna Monteiro/Ascom SMS 17/09/2022 às 10:30
Saúde alerta sobre a importância do teste de HIV para diagnóstico precoce da Aids
Testes de HIV são realizados em todas as unidades de saúde. Foto: Ascom SMS

O HIV é a sigla em inglês conferida ao vírus causador da Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (Aids), que é caracterizada pelo ataque ao sistema imunológico, responsável por defender o corpo contra doenças. Apesar de incurável, quando o vírus é descoberto em sua fase inicial, há grandes chances de controlar sua evolução e aumentar a qualidade de vida do paciente. 

Para auxiliar no diagnóstico precoce da população, a Secretaria de Saúde de Maceió (SMS) disponibiliza testes rápidos gratuitos que detectam a condição em poucos minutos. O serviço é ofertado em todas as unidades de saúde da capital e no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), que funciona no Bloco I do PAM Salgadinho.

De acordo com a gerente do Programa de IST/HIV/Aids e Hepatites Virais da SMS, Géssyca Cavalcante, a descentralização dos testes nas unidades de saúde foi uma estratégia de sucesso, pois possibilitou o amplo acesso ao serviço e maior número de casos com detecção precoce.

“Os testes rápidos atuam como uma importante ferramenta para o diagnóstico e consequente tratamento precoce do HIV, e hoje, a população tem fácil acesso a esse serviço. Nossa intenção é, cada vez mais, levar essa assistência para todos os bairros de Maceió, pois sabemos que a contribuição para a melhoria da saúde da população é enorme a partir desse instrumento, já que ainda tem muitas pessoas que desconhecem a sua sorologia”, enfatizou.

Géssyca Cavalcante é gerente do Programa de IST/HIV/Aids e Hepatites Virais do Município. Foto: Ascom SMS
Géssyca Cavalcante é gerente do Programa de IST/HIV/Aids e Hepatites Virais do Município. Foto: Ascom SMS

No último mês, a SMS registrou 334 novos casos de infecções sexualmente transmissíveis, sendo 53 delas só de HIV. Resultados que só foram possíveis devido ao serviço de testagem ofertado na Rede de Saúde Municipal.

Acesso a exames e tratamento

Para fazer o teste rápido nas unidades de saúde e no CTA do PAM Salgadinho, basta comparecer nos locais, de segunda a sexta-feira. É preciso apresentar documento de  identidade, comprovante de residência e cartão SUS. Nos casos de pessoas em situação de rua, que não apresentem documentos pessoais, o teste, ainda assim, é realizado e o resultado liberado.

Usuários com diagnóstico positivo são encaminhados para os centros de atenção especializada, que são o Hospital Escola Dr. Helvio Auto – Trapiche da Barra; Hospital Universitário Professor Alberto Antunes– tabuleiro do Martins e o Bloco I, do PAM Salgadinho.

Em todos estes locais, os maceioenses contam com uma equipe multidisciplinar que inicia o acompanhamento adequado para tratamento da infecção e recuperação da saúde e do bem-estar.

SMS

Secretaria Municipal de Saúde

Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.