Saúde alerta para a baixa cobertura vacinal contra a Influenza em Maceió

Campanha, que vai até dia 31 de maio, registra pouco mais de 10% do público-alvo imunizado

Polyanna Monteiro / Ascom SMS 03/05/2023 às 12:18
Saúde alerta para a baixa cobertura vacinal contra a Influenza em Maceió
Foto: Ascom SMS

A Secretaria de Saúde de Maceió alerta para a baixa adesão à campanha de vacinação contra Influenza de 2023 e orienta que todo o público-alvo contemplado procure as salas de imunização da capital para atualização da vacinação. Até o momento, o município registra, apenas, 10,67% de cobertura vacinal contra a doença. Número bem inferior ao estipulado pelo Ministério da Saúde, que é de 90%.

A campanha, que iniciou no dia 5 de abril, tem o objetivo de reduzir contágios, complicações, internações e mortalidade, decorrentes da Influenza, na população-alvo da vacinação. Trata-se de um imunizante trivalente com formulação é eficaz contra as cepas H1N1, H3N2 e tipo B.

“Quanto mais pessoas imunizadas em Maceió, menor é o risco de contágio dessas doenças, pois a vacinação é a melhor maneira de se prevenir e impedir que o vírus circule. Por isso, convidamos todos os grupos prioritários a se dirigirem aos locais de vacinação o quanto antes, pois essa atitude não só irá proteger aquele que recebe a vacina, como também toda a população”, enfatizou a gerente de Imunização de Maceió, Eunice Amorim.

Números da Influenza em Maceió

Casos de contágio pela Influenza estão se tornando cada vez mais frequentes em Maceió. Dados divulgados no Sistema de Vigilância Epidemiológica da Gripe (SIVEP-Gripe) registraram 39 casos confirmados e 4 óbitos pela doença em 2022 na cidade. Já em 2023, o sistema registra, até o momento, 14 casos confirmados e nenhum óbito.

Onde encontrar o imunizante

A vacina contra a Influenza é aplicada de segunda a sexta, em todas as Unidades de Saúde de Maceió e com vacinação volante em dias específicos nas seguintes unidades:

US Jorge Duarte Quintela (Graciliano Ramos) - Segunda, Terça e Quarta;

USF Guaxuma - Terça e Quinta.

A imunização também ocorre nos seguintes pontos fixos e volantes:

 Maceió Shopping – segunda a sábado, das 9h às 21h;

 Pátio Shopping – segunda a sábado, das 15h às 21h e domingo, das 12h às 18h;

 Centro de Atendimento ao Turista (CAT) Praia – Todos os dias – das 15h às 21h;

 Saúde da Gente Infantil, Mulher e das Grotas – das 8h às 20h;

 Brota na Grota – das 9h às 16h.

Cadastro de idosos acamados

 Para cadastro de vacinação de idosos acamados, os responsáveis podem entrar em contato para que a equipe faça a vacinação na residência.

 Horário de atendimento: segunda a sexta-feira, das 8h às 14h;

 Telefone: (82) 3312-5589;

 E-mail: idososacamados@sms.maceio.al.gov.br

Recomendações

 Pessoas que após ingestão de ovo apresentaram quaisquer sinais de anafilaxia (angioedema, desconforto respiratório ou vômitos repetidos), a vacina pode ser administrada, desde que em ambiente adequado para tratar manifestações alérgicas graves (atendimento de urgência e emergência), sob supervisão médica, preferencialmente.

Para este público, deverá ser realizado agendamento com o Centro de Referência para Imunobiológicos Especiais (CRIE), situado no Hospital da Mulher, através dos telefones (82) 3315-2983/3131-1385 ou através do email: criealagoas@gmail.com, anexando o exame de sangue IgE específico para componentes do ovo dos últimos três meses.

Confira público-alvo da campanha e documentação necessária.

Confira lista de comorbidades contempladas.

Saúde alerta para a baixa cobertura vacinal contra a Influenza em Maceió
SMS

Secretaria Municipal de Saúde

Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.