Saúde adota estratégia de enfrentamento para evitar novos casos de Covid-19

Redação 08/10/2020 às 17:06
Saúde adota estratégia de enfrentamento para evitar novos casos de Covid-19
Equipes vão monitorar pessoas que tiveram contato com pacientes diagnosticados
Iniciativa estende monitoramento a pessoas que estiveram com paciente positivo pra Covid-19. Foto: Ascom SMS

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) está adotando, a partir desta semana, uma nova estratégia no enfrentamento da Covid-19 na capital alagoana. Sob a coordenação das diretorias de Atenção à Saúde (DAS) e de Vigilância em Saúde (DVS), equipes vão dar início a uma ação de rastreamento e monitoramento de pessoas que tiveram contato próximo com pacientes com diagnóstico confirmado da doença.

Na prática, a ação ocorrerá da seguinte forma: a pessoa que procurar uma unidade sentinela, hospitais ou Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) com sintomas da doença e tiver seu diagnóstico confirmado continuará a ser monitorada. A equipe de trabalho integrado da SMS fará, também, uma busca por contatos que este paciente positivo para Covid-19 teve no período entre dois dias antes e 10 dias após a data de início dos sinais ou sintomas do caso confirmado, promovendo o isolamento deste grupo de pessoas, no intuito de quebrar a cadeia de transmissão do vírus.

“A ação tem como objetivo diminuir a propagação da doença de forma localizada, a partir da identificação de novas infecções devido à exposição a um caso conhecido. Com a estratégia, será possível fazer o isolamento de novos casos e prevenir o surgimento de uma próxima geração de infecções a partir de um caso índice, fortalecendo a possibilidade de interrupção da transmissão e evitando o aparecimento de novos casos de Covid-19”, explica a Diretora de Vigilância em Saúde da SMS, Fernanda Rodrigues.

Na nova ação, custeada por recursos do Ministério da Saúde, a equipe de trabalho composta pela Vigilância em Saúde e pela Atenção Primária irá realizar o rastreamento das pessoas de convívio do novo paciente diagnosticado por telefone, reportando-se apenas a questionamentos relacionados à sua saúde, após ter ocorrido o contato com o paciente de Covid-19.

De acordo com a diretora de Atenção à Saúde da SMS, Nara Albuquerque, a partir do rastreamento, a equipe vai poder monitorar a pessoa ou o grupo de pessoas que mantiveram contato com o paciente já diagnosticado e, por um período de isolamento (14 dia), observar o aparecimento de sintomas, promovendo a intervenção com o tratamento adequado, caso seja necessário.

“Como hoje já é possível se fechar um diagnóstico por outros meios e não apenas com exames laboratoriais – a exemplo da presença de sintomas mais característicos da doença e exames de imagem – consideramos que essa nova estratégia será bastante útil, especialmente na detecção de casos assintomáticos, que é o grande foco de preocupação nas ações de enfrentamento da Covid-19”, ressaltou Nara.

Para tranquilizar a população, a Diretora Fernanda Rodrigues reforça que as equipes irão realizar o trabalho através de ligação telefônica. Só haverá visita à residência do contato, caso as informações não sejam obtidas pelo meio inicial (telefone). É importante frisar também que as informações repassadas serão mantidas sob sigilo, evitando a exposição dos pacientes.

Cássia Oliveira/ Ascom SMS

]]>
SMS

Secretaria Municipal de Saúde

Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.