Saúde abre inscrições para curso sobre manejo clínico de arboviroses

Capacitação é direcionada a médicos e enfermeiros da Atenção Primária e Unidades de Pronto Atendimento de Maceió

Ana Cecília da Silva / Ascom SMS 12/05/2022 às 08:31
Saúde abre inscrições para curso sobre manejo clínico de arboviroses
Capacitação vai orientar sobre doenças transmitidas pelo Aedes aegypti. Foto: Internet/Divulgação

A Gerência de Vigilância das Doenças e Agravos Transmissíveis e Não Transmissíveis (GVDATNT) da Secretaria de Saúde de Maceió, promove no próximo dia 18 de maio, de 13h às 17h, no auditório do Centro Universitário Tiradentes (Unit), em Cruz das Almas, uma capacitação sobre vigilância, diagnóstico e manejo clínico das arboviroses.

O curso é destinado a médicos e enfermeiros da Atenção Básica e das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs). Os interessados em participar do curso devem se inscrever de forma antecipada por meio do link: https://forms.gle/YYZspnVpm8QwvFrC7

Segundo a gerente de Vigilância das Doenças e Agravos Transmissíveis e Não Transmissíveis do Município, Rosicleide Barbosa, esse curso tem o objetivo de informar sobre o atual cenário epidemiológico dessas doenças, principalmente da dengue.

“Vamos orientá-los sobre a notificação, o diagnóstico e o manejo clínico de casos de dengue, zika e chikungunya. Maceió atualmente apresenta um aumento de 171,3% de casos em relação ao mesmo período do ano anterior, então é preciso uma maior atenção no diagnóstico e tratamento dos pacientes com suspeita de arborviroses”, destaca a gerente.

Orientações sobre o manejo clínico auxilia os profissionais a conhecer os sintomas associados a cada um dos agravos, fatores clínicos para seu agravamento, especificações de cada tratamento e em que tipo de estabelecimento de saúde eles devem ser acompanhados.

A capacitação contará com os seguintes palestrantes:

– Cynthia Daniella Wanderley da Rocha: Enfermeira, especialista em Saúde Pública e técnica em Vigilância Epidemiológica das Arboviroses de Maceió;

– Caroline Leite: Enfermeira, habilitada para classificação de risco em Urgência e Emergência pelo Grupo Brasileiro de Classificação Risco (GBRC) e coordenadora de enfermagem da UPA Trapiche da Barra;

- Mardjane Lemos: Médica infectologista da Secretaria de Saúde de Maceió e Hospital Escola Hélvio Auto (HEHA)/Uncisal.

Foto: Divulgação/Gerência de Vigilância das Doenças e Agravos Transmissíveis e Não Transmissíveis/SMS
Foto: Divulgação/Gerência de Vigilância das Doenças e Agravos Transmissíveis e Não Transmissíveis/SMS

Os profissionais que irão participar da capacitação podem acessar dois materiais relativos à condução que deve ser adotada frente aos casos de acordo com a classificação de risco na rede de Atenção Primária e demais redes de saúde.

Prova do laço

Manejo clínico dos casos

SMS

Secretaria Municipal de Saúde

Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.