SAD e Saúde Bucal inovam assistência a pacientes acamados com atendimento odontológico domiciliar

Serviço inédito foi possibilitado com utilização de consultório odontológico portátil

Nesttor Netto (estagiário) e Cássia Oliveira - Ascom SMS 07/01/2022 às 14:55
SAD e Saúde Bucal inovam assistência a pacientes acamados com atendimento odontológico domiciliar
Serviço levou bem-estar a paciente na Serraria

Seguindo com a meta de promover inovações em todas as áreas da assistência à saúde da capital, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) promoveu mais uma inovação no atendimento dos pacientes com dificuldades de locomoção atendidos pelas equipes do Serviço de Atendimento Domiciliar - SAD.

Em parceria com a Gerência de Saúde Bucal, o SAD colocou em funcionamento um novo equipamento odontológico: o consultório portátil domiciliar. O serviço, inédito em Maceió, dispõe de cadeira adaptada, instrumental próprio esterilizado, sugador e até compressor.

Equipamento é levado para a casa do paciente. Foto: Divulgação SAD Maceió
Equipamento é levado para a casa do paciente. Foto: Divulgação SAD Maceió

O primeiro atendimento clínico de um usuário cadastrado no serviço com o uso do consultório portátil domiciliar ocorreu no bairro da Serraria. O serviço inédito teve como primeiro beneficiado o senhor José Reinaldo Muniz, de 51 anos. Paraplégico e com uma grave lesão de pele na parte de trás do corpo, há anos ele não recebia tratamento clínico bucal por conta da grande dificuldade de locomoção.

“Pacientes como o José Reinaldo vinham sendo atendidos até então apenas com cuidados paliativos ou em caso de necessidade, exigiam da equipe uma grande mobilização até o Centro de Especialidades Odontológicas, no PAM Salgadinho. Dessa vez, a equipe fez a intervenção no próprio domicílio do usuário, sem causar maiores traumas ao paciente já debilitado. Em todos os aspectos isso representa um ganho enorme na qualidade de vida dele”, ressaltou a coordenadora do SAD no município, Dulce Mendonça.

Dra. Dulce Mendonça, coordenadora do SAD Maceió. Foto: Ascom SMS
Dra. Dulce Mendonça, coordenadora do SAD Maceió. Foto: Ascom SMS

Para ser atendido com o novo equipamento, o usuário – que se queixava de dores e incômodo na região dentária – passou por triagem da equipe odontológica do serviço e da Gerência de Saúde Bucal do município. Todo o protocolo de atendimento – que incluiu a retirada de uma grande quantidade de tártaro, restaurações e higienização oral completa – foi planejado cuidadosamente, assim como o cumprimento das restrições sanitárias relacionadas à Covid-19.

“Eu fiquei bem satisfeita que a dentista da equipe do SAD veio tratar do meu filho aqui, pois a dificuldade é grande de tirar ele de casa por ser um paciente acamado. E ele também gostou, pois vinha reclamando muito e eu estava sem ter o que fazer nessa situação. Eu agradeço muito e peço que Deus abençoe a todos”, afirmou a sra. Marili Muniz, mãe do paciente.

De acordo com a gerente de Saúde Bucal da SMS, Ducy Lily Farias, para a visita acontecer, também foi preciso verificar se o ambiente não era insalubre e se a residência possuía energia elétrica para suportar a capacidade do equipamento levado pela equipe – os odontologistas Ísis Amanda Lins, Silvana Mello e Miguel Costa.

“A odontologia abrange do cuidado com os usuários das unidades de saúde à comunidade como um todo, pois é importante enaltecer os cuidados preventivos para a saúde da boca, da infância à maioridade. Daí a importância de trabalharmos em parceria com os demais setores, pois isso resulta num serviço de maior qualidade e resolutividade”, frisa Ducy Lily.

Ducy Lily Joazeiro, gerente de Saúde Bucal da SMS. Foto: Secom Maceió
Ducy Lily Joazeiro, gerente de Saúde Bucal da SMS. Foto: Secom Maceió

SAD – O Serviço de Atendimento Domiciliar executa as ações do Programa Melhor em Casa em Maceió. A iniciativa tem como função principal assegurar uma assistência adequada e especializada a pacientes que necessitam de cuidados específicos após a alta hospitalar, mas é extensiva a pacientes acamados por outros motivos que necessitem de atendimento de saúde em domicílio.

Os serviços do SAD podem ser solicitados de duas formas: o responsável pelo usuário pode se dirigir à Secretaria Municipal de Saúde, na Rua Dias Cabral, nº 569, no Centro. O horário de atendimento é das 8h às 14hs; Outra forma de obter informações sobre a utilização do programa domiciliar é entrar em contato nos telefones (82) 3312-5464 ou 99915-6031. O serviço está disponível para a população em geral, desde que se enquadrem nos critérios da assistência.

SMS

Secretaria Municipal de Saúde

Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.