Reunião estratégica aprimora acompanhamento de crianças com Sífilis Congênita em Maceió

Áreas da saúde municipal traçam novo fluxo de atendimento em encontro intersetorial

Wilson Smith/Ascom SMS 18/03/2024 às 15:04
Reunião estratégica aprimora acompanhamento de crianças com Sífilis Congênita em Maceió
Reunião de planejamento intersetorial visa aprimorar acompanhamento de crianças com Sífilis Congênita. Foto: Ascom SMS

A Secretaria de Saúde de Maceió realizou uma reunião de planejamento intersetorial entre as áreas técnicas de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), Vigilância da Sífilis, Saúde da Criança, Atenção Especializada e Saúde da Mulher. A iniciativa ocorreu, nesta segunda-feira (18), no auditório da Diretoria de Vigilância em Saúde (DVS), em Jaraguá, e visa alinhar o fluxo de acompanhamento de crianças expostas ou com Sífilis Congênita.

O principal ponto de discussão na reunião foi a descentralização do acompanhamento dessas crianças. A proposta agora é que as próprias unidades de saúde realizem esse acompanhamento, enquanto as crianças com sífilis congênita continuarão sendo direcionadas ao Bloco I do Pam Salgadinho, onde atualmente recebem esse acompanhamento.

A equipe de saúde da criança apresentou o número de pediatras disponíveis na rede atualmente, os quais ficarão responsáveis pelo acompanhamento das crianças expostas. As crianças com sífilis continuarão sob os cuidados dos profissionais do  Bloco I.

As maternidades terão, ainda, a capacidade de descentralizar esse atendimento, marcando consultas na unidade de saúde mais próxima nos casos das crianças expostas.

A enfermeira da Coordenação Técnica de Prevenção e Controle das Infecções Sexualmente Transmissíveis de Maceió da SMS, Dayana Tenório, falou sobre os encaminhamentos da reunião. 

“Estamos aguardando informações da equipe de Saúde da Criança sobre quais unidades atenderão, quais pediatras estarão disponíveis e, então, finalizaremos o fluxo desse agendamento. Além disso, será realizada a reorganização do fluxo de encaminhamento e a elaboração de uma nota técnica com a distribuição por bairros das unidades que atenderão as crianças, juntamente com orientações sobre o tratamento a ser seguido. Posteriormente, haverá uma nova capacitação para os pediatras e enfermeiras das unidades”, relatou a técnica.

O alinhamento entre as equipes de gestão é estratégico e visa otimizar a tomada de decisão compartilhada, evitando sobreposição de ações, facilitando a resolução dos problemas.

SMS

Secretaria Municipal de Saúde

Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.