Reunião aborda prevenção ao suicídio e fluxo da Atenção Psicossocial de Maceió
Encontro com psicólogos discutiu sobre o contexto epidemiológico do suicídio no Brasil e destacou a importância da intervenção psicossocial para diminuição de casos em Maceió
Epidemiologia do suicídio no Brasil, atendimento multidisciplinar e fluxo da Atenção Psicossocial de Maceió foram temas discutidos, nesta quinta-feira (28), em uma reunião que aconteceu entre integrantes da Coordenação Técnica da Rede de Atenção Psicossocial do município, do Conselho Regional de Psicologia e psicólogos atuantes nos dispositivos de Saúde de Maceió. O encontro aconteceu na sede da Secretaria de Saúde de Maceió, localizada no Centro da cidade.
Como temas principais, a reunião colocou em pauta o cenário epidemiológico atual do suicídio no Brasil e o importante papel representado pelo psicólogo nesse contexto.
“Os índices do suicídio só aumentam a cada dia e a atuação do psicólogo se mostra extremamente determinante para mudança desse contexto. Por isso, resolvemos tocar nesse assunto e conversar com os profissionais sobre formas de atuação assertivas, chamando a atenção para a importância do trabalho multidisciplinar para melhoria dos resultados com os usuários que se encontram em sofrimento mental”, destacou Berto Gonçalo, psicólogo da Atenção Psicossocial de Maceió.
O encontro também contou com a apresentação dos equipamentos disponíveis em Maceió para atendimento à população no contexto da Atenção Psicossocial.
Para a explanação do tema, participantes contaram com a fala da coordenadora técnica de Atenção Psicossocial de Maceió, Roseane Farias, que explicou para os presentes as diferenças existentes entre cada dispositivo de Atenção Psicossocial disponível no Município, ressaltando a importância do correto direcionamento dos casos para a melhor resolutividade na assistência.
“Abrimos esse espaço para dialogar com os psicólogos do município porque queríamos detalhar sobre o perfil de cada serviço para garantir o correto encaminhamento dos pacientes atendidos por nós. Entendemos que, quando o usuário nos procura com um pedido de cuidado, precisamos estar preparados para o correto e ágil direcionamento, pois o sofrimento mental não espera”, acrescentou a coordenadora.
A reunião contou com a participação de 30 psicólogos da Rede de Atenção Psicossocial do município, que tiraram dúvidas e discutiram sobre os principais desafios encontrados durante o atendimento nos equipamentos de saúde.
O encontro entre os profissionais faz parte de uma estratégia criada, há dois meses, pela Coordenação Técnica da Rede de Atenção Psicossocial da SMS que reúne mensalmente psicólogos do município para alinhamento de ações e realização de atividades de educação continuada. A próxima reunião está prevista para acontecer no dia 20 de outubro e terá como tema principal a discussão sobre a Resolução de nº 17, publicada em 2022 pelo Conselho Federal de Psicologia, que dispõe sobre os parâmetros para práticas psicológicas em contextos de atenção básica, secundária e terciária de saúde.
Secretaria Municipal de Saúde
Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.