Representantes de maternidades são sensibilizados sobre postos de coleta de leite materno em Maceió
Iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde ocorreu na reunião de alinhamento do colegiado de rede de maternidades
Profissionais da Coordenação Técnica de Atenção Integral à Saúde da Criança participaram, na manhã desta terça-feira (9), de uma reunião de alinhamento junto ao colegiado da Rede de Maternidades. O encontro, que ocorreu no auditório da Secretaria de Saúde (Centro), contou com a supervisão do Programa de Saúde da Mulher, ao atualizar profissionais sobre regulação e procedimentos.
Na ocasião, a Coordenação Técnica de Atenção Integral à Saúde da Criança aproveitou o espaço para sensibilizar profissionais das maternidades sobre a importância da amamentação e doação de leite materno. Foi apresentado os postos de coleta e proposto um trabalho colaborativo para aumentar a arrecadação do leite materno, considerado Padrão Ouro na alimentação.
De acordo com a enfermeira Valdênia Nogueira, responsável técnica pelo Posto de Coleta localizado na Unidade de Referência Hamilton Falcão (Benedito Bentes), cerca de 12 litros de leite mensalmente são coletados e distribuídos.
“Conseguimos coletar e doar uma quantidade significativa através da nossa mobilização, com a colaboração dos profissionais da maternidade, disseminando informações sobre a importância e proporcionando um convite às mães para a doação. O leite materno pode salvar várias vidas de bebês”, destacou Valdênia Nogueira.
Maceió conta com dois postos de coleta, um na URS Hamilton Falcão, Benedito Bentes, e outro na USF José de Araújo, no Jacintinho. As coletas podem ser feitas nessas unidades ou de forma domiciliar pelos profissionais da saúde. A pasteurização e distribuição do alimento acontece por meio do Hospital Universitário (HU) Professor Alberto Antunes, na Cidade Universitária, que depois realiza o repasse para as maternidades.
Thayná Lemos, responsável técnica e enfermeira da Saúde da Criança da SMS, o intuito da participação do programa na reunião foi proporcionar esclarecimento sobre a doação de leite e o que é necessário fazer. “Além de promover e mobilizar o ato de doar leite materno, que salva vidas de bebês que necessitam desse alimento, queremos levar uma mensagem de conscientização e conhecimento do fluxo da coleta para essas maternidades, que são portas de entrada para essas doações”, destacou.
Estiveram presentes na reunião representantes das maternidades contratualizadas pelo município de Maceió, Santo Antônio, Hospital Veredas, Nossa Senhora da Guia e HU Professor Alberto Antunes.
Durante a iniciativa foram discutidos métodos para alcançar mais doadoras, através da porta de entrada que são as maternidades, a fim de mobilizar mais mulheres a doarem leite materno.
Secretaria Municipal de Saúde
Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.