Projeto ‘Saúde Vai Até Você’ chega à Feirinha do Tabuleiro

Ação itinerante leva serviços de saúde para comerciantes, trabalhadores e frequentadores de mercados públicos e feiras livres de Maceió

Marília Ferreira / Ascom SMS 21/12/2021 às 14:09
Projeto ‘Saúde Vai Até Você’ chega à Feirinha do Tabuleiro
Projeto beneficiou feirantes e comerciantes da Feirinha da Tabuleiro. Foto: Victor Vercant

A Secretaria Municipal de Saúde levou, nesta terça-feira (21), diversos serviços para comerciantes, trabalhadores e frequentadores da Feirinha do Tabuleiro. A ação faz parte do projeto ‘Saúde Vai Até Você’, iniciado no dia 14 de dezembro com o objetivo de atender pessoas que trabalham e circulam, além da população do entorno dos mercados públicos e feiras livres de Maceió.

O projeto é realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária (Semtabes) e conta com vacinação contra a Covid-19; atendimentos com nutricionista, psicólogo e assistente social; testes rápidos para detecção de sífilis, HIV e hepatites virais; cuidados com a saúde do trabalhador e saúde do homem, além de orientações em saúde bucal. O atendimento ao público acontece das 9h às 16h.

“Trazer os serviços de saúde até a Feirinha do Tabuleiro proporcionou ainda mais acesso do público à vacinação e aos demais serviços de saúde. Muitos são feirantes e comerciantes que às vezes, na correria do dia a dia, não encontram tempo para se deslocar até um outro ponto de vacinação. E aqui, eles podem ter esses serviços bem próximos a eles. Apesar de termos outros locais, a procura pela vacinação está sendo positiva e dentro do esperado”, destacou a enfermeira responsável pela equipe de vacinação do local, Ducilene Omena.

Ducilene Omena, enfermeira responsável pela equipe de vacinação do local. Foto: Victor Vercant
Ducilene Omena, enfermeira responsável pela equipe de vacinação do local. Foto: Victor Vercant

A enfermeira também afirmou que, além da aplicação das 1ª, 2ª e 3ª doses da vacinação contra a Covid-19, também está sendo ofertada a vacina contra tétano e hepatite (para atualização da caderneta de vacinação), e contra gripe (para idosos a partir de 60 anos, profissionais da Saúde e da Educação).

A comerciante Maria Zaria disse que o projeto lhe deu a possibilidade de receber os serviços de saúde próximo ao seu local de trabalho. “Eu achei muito importante termos esses serviços pertinho de nós. Já enfrentei filas em outros pontos e, nem sempre, podemos ficar por muito tempo nos pontos de vacinação. Trazendo esses serviços itinerantes facilita e muito o acesso à vacinação e outros serviços. Hoje eu tomei a vacina contra a gripe. Também queria tomar a terceira dose contra a Covid, mas ainda não está no tempo”, comentou.

Maria Zaria, comerciante que recebeu os serviços de saúde próximo ao seu local de trabalho. Foto: Victor Vercant
Maria Zaria, comerciante que recebeu os serviços de saúde próximo ao seu local de trabalho. Foto: Victor Vercant

“Foi muito bom participar desta ação porque é uma oportunidade de estarmos nos cuidando, de forma gratuita e acessível”, pontuou Marcos Gomes, morador da parte alta que estava circulando pela Feirinha do Tabuleiro no momento da ação. Ele realizou teste rápido e recebeu orientações odontológicas e um kit de higiene bucal.

Próximas ações

As ações itinerantes do projeto ‘Saúde Vai Até Você’ seguem até o dia 4 de janeiro. Nesta quarta-feira (22), os serviços chegam ao Estacionamento do Mercado do Benedito Bentes. Confira o cronograma:

• 22 de dezembro – Estacionamento do Mercado do Benedito Bentes

• 23 de dezembro – Estacionamento do Centro Pesqueiro em Jaraguá

• 04 de janeiro de 2022 – Estacionamento do Mercado da Produção

SMS

Secretaria Municipal de Saúde

Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.