Projeto 'Saúde Vai Até Você' atende usuários do Mercado do Artesanato

Ação leva serviços de saúde a mercados públicos e feiras livres de Maceió

Polyanna Monteiro/Ascom SMS 16/12/2021 às 10:24
Projeto 'Saúde Vai Até Você' atende usuários do Mercado do Artesanato

A Saúde de Maceió levou, nesta quarta-feira (15), diversos tipos de serviços para comerciantes, trabalhadores e frequentadores do Mercado do Artesanato, no bairro da Levada. A ação faz parte do projeto Saúde Vai Até Você, iniciado no dia 14 para atender mercados públicos e feiras livres de Maceió.

O projeto é realizado juntamente com a Secretaria Municipal de Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária (Semtabes) e conta com vacinação contra a Covid-19; atendimentos com nutricionista, psicólogo e assistente social; testes rápidos para detecção de sífilis, HIV e hepatites virais; cuidados com a saúde do trabalhador e saúde do homem; além de orientações em saúde bucal. O atendimento ao público acontece das 9h às 16h.

Nasf faz atendimento com nutricionista, assistente social e psicólogo. Foto: Bruno Wesley
Nasf faz atendimento com nutricionista, assistente social e psicólogo. Foto: Bruno Wesley

Segundo a enfermeira responsável pela equipe de vacinação no local, Ducilene Omena, desde o início do projeto, a procura pela vacina contra o coronavírus tem sido alta, mesmo para aplicação de primeira dose. A enfermeira atribui o sucesso à estratégia de levar os serviços a locais mais acessíveis para a população.

“Foram 271 vacinas aplicadas só no primeiro dia do projeto, sendo 72 delas de primeira dose. Para nós, isso é extremamente satisfatório porque estamos vendo na prática a cobertura vacinal acontecendo e aumentando na nossa cidade”, ressaltou.

Ducilene Omena, enfermeira responsável pela vacinação no local. Foto: Bruno Wesley
Ducilene Omena, enfermeira responsável pela vacinação no local. Foto: Bruno Wesley

Adelmo dos Santos está entre as pessoas que foram em busca da primeira dose do imunizante. “A vontade de me vacinar sempre foi grande, mas não tinha ido ainda para não faltar ao trabalho e por não ter condições de pagar a passagem do ônibus. Hoje, estamos aqui, eu, minha esposa e meu filho, todos para tomar a primeira dose com muita alegria”, comemorou.

Outro serviço muito procurado durante o dia foi o de testagem rápida para detecção de sífilis, HIV e hepatites virais. Segundo a gerente do programa IST/Aids e Hepatites Virais, Gessyca Melo, só no primeiro dia foram realizados 100 testes. “Nossos serviços também incluem o aconselhamento ao informar resultados, a orientação sobre cuidados em saúde e, ainda, encaminhamentos em casos com resultados positivos”, disse.

A equipe do Núcleo Ampliado de Saúde da Família (Nasf) também comemorou os resultados das ações desenvolvidas no local.

“As pessoas também têm buscado orientações sobre programas sociais e uma escuta qualificada, com encaminhamento ao atendimento psicológico e informações nutricionais. Isso nos deixa muito felizes, pois estamos trazendo mais saúde para todos”, destacou a psicóloga e apoiadora institucional da e-Nasf 5 do II Distrito Sanitário, Sandra da Costa.

Próximas ações

As ações itinerantes do projeto Saúde Até Você serão seguem até o dia 4 de janeiro. Nesta quinta-feira (16), os serviços chegam à Feira do Jacintinho. Confira o cronograma:

• 21 de dezembro – Feirinha do Tabuleiro

• 22 de dezembro – Estacionamento do Mercado do Benedito Bentes

• 23 de dezembro – Estacionamento do Centro Pesqueiro em Jaraguá

• 04 de janeiro de 2022 – Estacionamento do Mercado da Produção

SMS

Secretaria Municipal de Saúde

Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.