Projeto Quintal Produtivo beneficia usuários de mais duas unidades

Redação 24/08/2021 às 10:03
Projeto Quintal Produtivo beneficia usuários de mais duas unidades

Ação é voltada para a alimentação saudável e bem-estar das famílias atendidas

Os usuários de duas unidades de saúde do município estão sendo beneficiados esta semana com a implantação do projeto Quintal Produtivo, iniciativa que visa estimular a alimentação saudável a partir do próprio cultivo e plantio nas residências dos usuários cadastrados nas unidades.

O projeto é coordenado pelo Núcleo Ampliado de Saúde da Família (NASF) que, em parceria com as unidades, tem obtido resultados bastante positivos , tanto na melhoria da qualidade de vida quanto na redução de problemas como ansiedade e depressão nas comunidades atendidas.

“As equipes do Nasf trabalham em conjunto com os profissionais das unidades, especialmente na seleção de usuários com perfil para o projeto. E não importa se já possuem experiência com o plantio ou não, pois o mais importante é que a partir disso, toda a comunidade aumenta o vínculo com a unidade, melhorando a assistência aos usuários”, ressaltou o coordenador do Nasf, Berto Gonçalo.

Nesta segunda-feira (23), foi a vez das famílias cadastradas da Unidade de Saúde da Família (USF) CAIC Benedito Bentes passarem a integrar o projeto. A abertura da ação foi feita na Escola Municipal Dr. José Maria de Melo – que compartilha a mesma estrutura do CAIC – com a realização do curso básico para plantio, manejo e cultivo de hortaliças e a entrega dos kits do projeto, composto por tesoura de poda, regador, húmus de minhoca, sementes e pás.

Para a gerência da unidade, a iniciativa chegou para somar esforços à assistência prestada pela unidade aos usuários, pois muitos sofreram com a pressão imposta pelo isolamento da pandemia.

“As equipes escolheram as famílias com muito cuidado, pois muitos são aposentados e donas de casa. E o mais importante é que agora teremos mais uma ferramenta terapêutica para trabalhar o bem-estar físico e mental desses usuários, consolidando esse elo da comunidade com toda a equipe”, destacou a gerente Diva Costa.

Mais uma comunidade beneficiada

Nesta quarta-feira (25), será a vez das famílias cadastradas na Unidade de Saúde da Família (USF) José Maria de Vasconcelos Neto, localizada no São Jorge, passar a integrar o Projeto Quintal Produtivo.

A abertura, que acontece na Escola Estadual Dr. Fernandes Lima, está marcada para às 10h, mas será antecedida pela programação direcionada aos usuários, com o acolhimento e apresentação do projeto e curso básico para a nova atividade, seguido da entrega dos kits do projeto para as famílias e finalizado com um lanche saudável de confraternização.

Cássia Oliveira – Ascom SMS

SMS

Secretaria Municipal de Saúde

Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.