Projeto Lidera SUS qualifica servidores da Atenção Primária

Em sua 7ª edição, curso prepara servidores para o exercício de cargos de gestão, como diretores de unidades de saúde e gerentes de distritos sanitários

Ana Cecília da Silva - Ascom SMS 24/04/2025 às 12:17
Projeto Lidera SUS qualifica servidores da Atenção Primária
Capacitação aconteceu no auditório da SMS. Foto: Ascom SMS

A Secretaria de Saúde de Maceió, promoveu nesta quinta-feira (24), no auditório da SMS, mais uma capacitação do Projeto Lidera SUS, destinada a líderes da Atenção Primária. O evento busca qualificar servidores efetivos que ocupam posições de gestão, como diretores de Unidades de Saúde e gerentes de Distritos Sanitários, visando melhorar a qualidade de atendimento ao usuário e os processos de trabalho. 

O 7º encontro do projeto trouxe como tema “Rede de Colaboração com as Instituições de Ensino Superior (IES)” e buscou a integração entre a rede de saúde municipal e essas instituições sobre necessidades dos serviços de saúde e como as IES podem auxiliar nesse processo, promovendo a integração entre ensino e serviço. Estiveram presentes profissionais e estudantes do Centro Universitário Cesmac, Centro Universitário Mário Jucá (UMJ), Unidade Federal de Alagoas (UFAL), Faculdade Anhanguera e Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal).

Alayde Ricardo, diretora de Atenção à Saúde, participou da abertura do evento e destacou a importância desse momento para a formação dos profissionais. “Essas capacitações melhoram o desempenho dos gestores e os qualificam para as vivências do dia-a-dia, fazendo-os atuar como segurança e conhecimento. E conhecer essa rede de colaboração que as Instituições têm a oferecer é fundamental enquanto troca e permite melhorar cada vez mais a assistência aos usuários”.

Durante a capacitação, os residentes da Uncisal, Fernanda Rodrigues, Gabriel Ricardo e Nathalia Lima, apresentaram um relato de experiência sobre a importância do processo de territorialização e integração ensino-serviço com as equipes de Saúde da Família. 

“Nesse cenário, queremos destacar como os estudantes atuando dentro das Unidades de Saúde e a territorialização podem fortalecer essas atividades, possibilitando um maior vínculo dos profissionais com esses usuários, fazendo mapeamento da área, conhecendo pontos positivos e negativos, agravos e condições de vida da população para prestar uma assistência mais efetiva”, explica Fernanda Rodrigues, residente de enfermagem da Uncisal. 

O treinamento é uma realização da Coordenação Geral de Atenção Primária, da Diretoria de Atenção à Saúde e Gerência Técnica de Desenvolvimento e Desempenho do Servidor (GTDDS),  que viabilizam a importância da intersetorialidade para melhorias na gestão. 

SMS

Secretaria Municipal de Saúde

Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.